bible
 
“Há ainda muitos outros sinais que Jesus fez”  
Jo.20, 30  
   
signés de Jésus Curiosamente, S. João termina o seu evangelho tendo o cuidado de nos avisar de que poderia continuar a escrever acerca de Jesus. Privou-nos assim para sempre de “muitos outros sinais que Jesus fez”. Porquê esta recusa de nos dizer mais coisas acerca do Verbo da vida? Qual pode ser a razão deste lapso? João responde de um modo sóbrio que os sinais escritos no seu livro ”foram lá postos para que acrediteis (…) e tenhais a vida em seu Nome”. Jo. 20, 31. Ele não disse tudo para que nós continuemos. As nossas vidas podem ser as novas páginas do seu evangelho.
 
   
S. João deixou-nos portanto um livro voluntariamente incompleto. Mas, para ele, há suficientes sinais para que possamos ”acreditar em Jesus e ter a vida em seu Nome”. Ele procura responsabilizar os seus leitores e as suas leitoras: É a vós que compete, agora, ser actores. Sereis vós a abrir-vos ao sopro de Deus. Tereis de ser vós os sinais de Jesus. O evangelho continuará a ser vivido graças a vós. A vida de Jesus desenrola-se na vossa. É a sua vida que está comprometida na vossa.  
   
Mas, tal como para o livro de S. João, as nossas vidas também não podem dizer tudo acerca de Jesus. Os sinais que fazemos serão sempre limitados, incompletos. Há um lapso. Esse lapso é a oportunidade de se estar atento ao que surge diante dos nossos olhos. São homens e mulheres desconhecidos que se erguem e tomam o nosso lugar. Tornam-se, por sua vez, sinais de Jesus por seu turno e à sua maneira. Também eles “acreditaram em Jesus e têm a vida em seu Nome”.
la vie
 
   
A palavra semeada por Jesus não se detém. Ninguém pode mantê-la cativa. Outros, diferentes de nós, proclamam-na hoje com enorme alegria nossa. E existem, pelo mundo fora, milhares desses sinais.