news
   
Como reagiu à decisão do Presidente Obama de enviar reforços militares para o Afeganistão?  
   
Barack Obama Mal. Pensei que não era uma boa decisão. O novo prémio Nobel da Paz convertido em Presidente da guerra. Obama correu um grande risco.
 
   
As explicações que ele se esforçou por dar não convenceram. Mais militares no Afeganistão não vão mudar as coisas. Um exército de ocupação tem poucas probabilidades de levar ao povo afegão a democracia e a liberdade.  
   
O conflito do Sara Ocidental eterniza-se há 34 anos perante a indiferença geral. Uma mulher, Aminattou Haidar, defende com coragem a causa do seu povo, fazendo uma greve de fome nas Canárias .Haverá uma esperança para esse povo?  
   
Aminattou Haidar incarna a resistência do seu povo contra o governo marroquino como Rebiya Kadeer incarna a resistência uigure contra o governo chinês, como Aung San Suu Kyi incarna a resistência birmanesa contra a junta no poder.. São muitas vezes mulheres coragem que são o símbolo da luta do seu povo. Apesar das promessas, não houve nenhum referendo para deixar os sarauis decidir o seu destino. Marrocos não quer ouvir falar do direito à autodeterminação do povo saraui. A França apoia decididamente Marrocos.  
   
Aminattou Haidar está pronta a deixar-se morrer : “ Entrarei na minha terra viva ou morta.” A União Europeia reage e põe Marrocos de sobreaviso.
A mobilização espanhola é forte e reclama um Sara Ocidentak livre. Animattou é uma última esperança. E ela irá até ao fim.
Aminattou Haidar
 
   
A questão dos minaretes na Suiça teve muito eco na Europa e reanimou a suspeita relativamente ao mundo muçulmano. Haverá razões para ter medo do Islão?  
   
religions Desde o 11 de Setembro de 2001, a desconfiança das populações europeias relativamente aos muçulmanos agravou-se. Em França, houve ao questão do lenço e depoie da burka. Há uma discriminação ao nível da escola, do emprego, da habitação. Hoje é a questão dos minaretes. O mundo muçulmano é maltratado, humilhado. Moramos na mesma casa mas não falamos a mesma língua.
 
   
Compreendo que seja humilhante para eles. Precisamos de ir ter com eles com respeito para os conhecer e amar, para estabelecer com eles laços de amizade. É uma oportunidade o mundo muçulmano morar na casa europeia.