carnet de route
 
Viagem a Seul  
Evacuação musculada  
Assembleia de Cidadãos  
Boas notícias  
   
Viagem a Seul  
   
Convidado pela Federação para a Paz Universal, desloco-me pela primeira vez à Coreia, para participar num encontro internacional sobre a resolução de conflitos.
sur la résolution des conflits
 
   
Um Boeing 747 cheio eleva-se majestosamente no ar, como uma grande ave. Através de um ecrã, acompanho o percurso de cerca de 9000 km, entre Paris e Seul. Sobrevoamos o mar Báltico e atravessamos a Rússia, a Mongólia e a China. Os povos dos países que sobrevoamos estão presentes no meu espírito, juntamente com a sua história.  
   
87 pays sont réprésentés Estou sentado ao lado de uma coreana encantadora, cujo único defeito é não saber falar francês.
 
   
Chegados à região de Pequim, iniciamos a aproximação a Seul. O aeroporto está situado numa ilha. Apanho uma camioneta, que demora duas horas a levar-me ao centro da cidade. Há grandes edifícios por toda a parte. O trânsito é denso. Estou hospedado num hotel e o meu quarto fica no 20º andar. Partilho esse quarto com um participante que ainda não conheço.  
   
Nesse encontro estão representados 87 países. As experiências partilhadas pelos participantes são prenhes de ensinamentos. Assim, o antigo presidente da Costa Rica, pequeno país da América Latina entre o Panamá e a Nicarágua, sublinha que a Costa Rica é o único país do mundo a ter abolido o exército. Há já 60 anos! O seu país vive em paz e é respeitado. Fundou universidades da paz, onde é ensinada uma cultura de paz.  
   
O actual primeiro-ministro do Azerbeijão fala acerca dos 16 anos de conflito entre o seu país e a Arménia. A secretária do primeiro-ministro do Nepal fala dos 12 anos que devastaram o seu país.  
   
Na maior parte dos testemunhos apresentados, está presente a dimensão espiritual. Assenta-se em valores comuns, que unem: a verdade, a justiça, a fraternidade. As religiões têm um papel importante a representar.  
   
dimension spirituelle
 
   
Lembra-se o exemplo de Nelson Mandela. Depois de ter passado 27 anos na prisão, não procurou vingar-se dos brancos. Para reconstruir o seu país, apelou aos brancos. Precisava de todos. Não se conquista o inimigo pelo ódio e pela vingança.  
   
haute en page  
   
Evacuação musculada  
   
Os sem-papéis que ocuparam a Bolsa do Trabalho durante mais de um ano foram desalojados brutalmente por uma organização sindical. Normalmente, é a polícia quem se encarrega deste trabalho. Mas hoje são os braços musculosos de um sindicato! É o mundo virado de pernas para o ar.  
   
Bourse du Travail Os sem-papéis apinham-se no passeio ao pé da Bolsa do Trabalho, com todas as suas coisas. Apresso-me a ir ter com eles. Que espectáculo em pleno Paris! As mulheres, sempre determinadas, resistem à torreira do sol. Num cartaz vêem-se estas palavras terríveis: “Se dizem que os seres humanos são superiores aos animais, provem-no!”
 
   
Sissoko, o porta-voz do grupo, aceita de boa-vontade ir tomar um café no bar em frente. A mulher que serve ao balcão sente-se na necessidade de nos dizer: “É triste ver o que se passa neste passeio. Não devia tratar-se as pessoas desta maneira. São seres humanos como nós. Todos os moradores do bairro pensam o mesmo. Não sei o que posso fazer por eles." Aprecio o que diz esta mulher. “Ainda bem que viemos tomar um café na sua loja. As suas palavras são reconfortantes. Obrigado.”  
   
Sissoko não tem uma tarefa fácil. Mas este homem calmo e determinado resiste. Todos os africanos presentes naquele passeio estão com ele.
Sissoko, homme déterminé
 
   
haute en page  
   
Assembleia de Cidadãos  
   
Quando, uma manhã, disse que ia a Fleury-Mérogis, no sul de Paris, responderam-me: “Vais à prisão?”. Com efeito, Fleury-Mérogis é conhecido por albergar a maior prisão de França e também, ao que parece, da Europa. 4000 pessoas, já é uma grande aldeia!  
   
assises citoyennes Na realidade, eu não ia à prisão mas sim à Câmara Municipal. O presidente da câmara, comunista, e o seu adjunto tinham-me convidado para falar acerca da assembleia de cidadãos que deve realizar-se num sábado de Setembro, para tratar de questões de alojamento, educação e saúde.
 
   
A expressão “assembleia de cidadãos” está carregada de sentido. Indica que cada um é responsável, actor na cidade. Não apenas no momento das eleições, mas em tudo o que diz respeito à vida em comum.  
   
Não somos convidados a ultrapassar as fronteiras geográficas, religiosas, culturais... para nos tornarmos cidadãos do mundo? Como é difícil ver no rosto do outro aquilo que há de universal nele, antes de olharmos para as suas diferenças!
dépasser les frontières
 
   
O presidente da câmara insiste em que as Assembleias terminem com um aperitivo e um buffet. Tem razão. Mas porquê guardar a festa para o fim? As assembleias de cidadãos não podem ser festivas do princípio ao fim? Em vez de se remeterem a especialistas, que farão discursos acerca daquilo que se deve pensar, os cidadãos quem tomem a palavra e se faça um debate de verdadeira cidadania.  
   
O presidente da câmara aprova e conclui que está na hora de irmos comer.  
   
haute en page  
   
Boas notícias  
   
squat à Bordeaux Desloco-me novamente a Bordéus, para me juntar àqueles que ocuparam os edifícios vazios de uma antiga garagem há alguns meses. É um prazer voltar a vê-los.
 
   
O local está bem tratado. Um lugar aberto, que favorece o reencontro. Os comerciantes do bairro apoiam a iniciativa, o que é muito raro.  
   
Ao fim da tarde, somos “4” a ser recebidos como delegação pela CUB (Comunidade Urbana de Bordéus). Os directores de gabinete da CUB e da Prefeitura de Bordéus recebem-nos. Estão muito satisfeitos com os projectos elaborados pelos militantes da associação.  
   
- Um projecto de alojamento temporário. Há 12 locais que já estão ocupados. As pessoas aí recebidas aguardam uma habitação.
 
- Um centro de dia. Este já é utilizado por uma vintena de sem-abrigo, que lá vão almoçar todas as manhãs.
 
- Uma garagem associativa. A antiga garagem permite a reparação dos automóveis de pessoas com poucos recursos financeiros. Ainda se encontra em fase de projecto.
 
   
Os directores de gabinete dão o seu acordo, satisfeitos por estes projectos partirem da base e terem futuro. O êxito destes projectos permitirá a outras associações tomar iniciativas semelhantes. Já não se fala mais em processo. Virou-se uma página.  
   
De regresso ao edifício ocupado, prestamos contas do que se passou. Há uma vintena de pessoas a ouvir-nos atentamente. Nos rostos estampa-se a alegria. Passamos à refeição, que se transforma numa festa.
une embellie