carnet de route
 
Corrida, basta!  
Delito de solidariedade  
Criação industrial de aves  
Roubo das cotizações sociais  
   
Corrida, basta!  
   
É o título de um livro que o autor, amigo de longa data, me enviou. Corrida, basta! é um vigoroso panfleto anti-corrida. O autor julga severamente as corridas de touros. Que insolência! Que falta de respeito! O autor acusa os políticos e políticas que as protegem e interroga-se acerca da sexualidade dos aficionados.
Tenho muito prazer em ler estas páginas. Sendo membro da “Aliança anti-corrida” e do “Comité radicalmente anti-corrida” não posso deixar de aplaudir.

 
   
violence à des taureaux Na corrida impõe-se violência e sofrimento aos touros, num combate desigual, para nosso prazer. A crueldade transforma-se em espectáculo e a multidão aplaude.
 
   
A violência que exercemos sobre os animais deve questionar-nos. Os animais têm direitos. Se não os respeitarmos, como respeitaremos os direitos humanos? Ambos estão ligados.
Aprecio as palavras da académica Marguerite Yourcenar:

“Que poderei dizer acerca dos direitos dos animais que ainda não tenha dito? São, bem entendido, tão sagrados como os nossos. E se a crueldade humana foi tão exercida contra o homem, é com demasiada frequência que se exerce também sobre os animais. Ter-se-ia aceite pior a realidade dos vagões apinhados rumo aos campos de concentração, se não se tivesse aceite, sem sequer pensar, o sofrimento das bestas nas camionetas a caminho dos matadouros.”
Corrida, basta!
 
   
haute en page  
   
Delito de solidariedade  
   
délit de solidarité Um colectivo de associações apela a uma manifestação em mais de 80 cidades, para protestar contra o delito de solidariedade. Perto de um milhar de pessoas concentram-se na praça Saint Michel, em Paris. Nos cartazes brandidos pelos manifestantes pode ler-se: “Ajudo os sem papéis, posso ser acusado.” “Se a solidariedade se transformar num delito, exigimos ser acusados.” “Somos delinquentes.”
 
   
O artigo da lei precisa: “Toda a pessoa que tenha, por ajuda directa ou indirecta, facilitado ou tentado facilitar a entrada, a circulação ou a permanência irregular de um estrangeiro em França, será punida com pena de prisão de cinco anos e uma multa de 30.000 euros.”
Nestes tempos as perseguições policiais, as revistas a casas com confiscação de portáteis, as prisões preventivas, multiplicam-se para quem ajuda os sem papéis. É intolerável. Os sem papéis são seres humanos que conhecem condições de grande precariedade. Muitos sobrevivem. É urgente estar ao seu lado. Felizmente que há homens e mulheres que se comportam com humanidade, desafiando as ameaças da lei.
 
   
Estão lá, na praça Saint Michel. Não procuram orgulho próprio, não procuram proveito. O seu sentido do ser humano faz simplesmente com que sejam solidários. Estão prontos a cometer um acto de insubordinação perante leis que julgam desumanas.
être humain
 
   
Que dirão as gerações futuras acerca deste período da nossa História?  
   
haute en page  
   
Criação industrial de aves  
   
Tendo-me deslocado ao Québec, para algumas intervenções na televisão, parti de Montreal de carro, em direcção a outra cidade. A meio do caminho, o motorista parou numa aldeia, para comprar ovos frescos. Um imprevisto da viagem... Não éramos os únicos a fazer a mesma compra. Havia uma fila de carros à nossa frente.
Os ovos frescos compravam-se à dúzia. O director da empresa insistiu em que eu visitasse rapidamente a sua criação de aves, sinal do seu sucesso.
 
   
elevage industriel de volailles Levou-me até às traseiras do edifício e fez-me entrar num enorme barracão, fracamente iluminado e bem aquecido. Deparei com um mar de pintainhos. O director disse-me, com satisfação: “São nove mil. Tudo é calculado: o arejamento, o aquecimento, a iluminação, a alimentação.” Baixou-se e apanhou, com alguma dificuldade, um pintainho, que me pôs orgulhosamente na mão.
 
   
O pobre pintainho amarelo deixou-se ficar calmamente na palma da minha mão, olhando-me. Parecia dizer:
“Vivo neste inferno. Nunca conhecerei a luz do dia, a liberdade de ir e vir numa capoeira, o prazer de procurar o meu alimento... Em breve, serei atulhado de soja, para me tornar carne barata e fácil de consumir.”
poussin
 
   
Da eclosão ao abate medeiam 8 semanas. Tudo é programado. Cada dia conta. O minúsculo pinto amarelo teria gostado de vir comigo, mas a sua sorte estava ligada à de nove mil outros. Trata-se de uma criação industrial. Um inferno para as aves e “comida de plástico” para nós.  
   
haute en page  
   
Roubo das cotizações sociais  
   
sans papiers travailleurs Trata-se das cotizações sociais dos trabalhadores sem papéis. 40 organizações denunciam o roubo organizado há dezenas de anos pelo governo e pelo patronato francês sobre as cotizações de trabalhadores sem papéis.
 
   
Essas cotizações rendem ao Estado francês cerca de 2 milhões de euros por ano, enquanto esses trabalhadores, por não terem papéis, não podem beneficiar do produto dos seus descontos.
Este roubo é ainda mais inaceitável quando esses trabalhadores são expulsos do território e dão por si em Bamako, Dakar, Tunis, Argel… humilhados e sem recursos.
 
   
racket sur les cotisations sociales É por isso que interpelamos os consulados cúmplices neste roubo, para que deixem de entregar à polícia francesa os salvo-condutos que provocam a expulsão dos seus compatriotas sem papéis.
 
   
Realizaram-se mobilizações diante dos consulados do Mali, da Argélia, do Senegal, da Guiné, de Madagáscar, do Burkina Faso… Mas a medalha de pior aluno vai para o consulado da Tunísia, onde a assinatura de salvo-condutos não coloca o menor problema. É preciso dizer que o governo tunisino é o único país do Magrebe que ratificou com a França, em 2008, um acordo de “imigração selectiva”.
Uma delegação, da qual faço parte, foi recebida na embaixada da Argélia. O momento é favorável, pois trata-se do período das eleições presidenciais argelinas. Na embaixada tinham perfeito conhecimento deste roubo. Pedimos que o governo argelino intervenha junto do governo francês no sentido da regularização dos trabalhadores argelinos sem papéis.