bible
 
A transfiguração de Jesus no evangelho segundo Mateus 17,1-9  
   
É festejada em pleno Verão, a 6 de Agosto, pelos católicos. Como podemos não recordar o drama que se deu no dia 6 de Agosto de 1945, com a primeira bomba atómica lançada sobre Hiroshima? Um espectáculo de apocalipse e morte, com a desfiguração dos seres humanos, dos animais e do ambiente!  
   
La transfiguaration de Jésus “Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.”
 
   
Lembro-me de uma mulher judia, de uma certa idade, que tomou a palavra diante da família e dos amigos por ocasião da morte do seu marido: “O meu marido tinha muitos defeitos (citou diversos!), mas tinha uma qualidade que os fazia esquecer a todos: a transparência. Nada dissimulava dos seus sentimentos e das suas emoções. Era verdadeiro. Eu lia os seus olhos e o seu coração como uma fonte.”
A transparência! É a experiência que fazem os três apóstolos. Jesus revela-se tal como é: resplandecente de luz, habitado pela presença de Deus. O homem de Nazaré é inteiramente tomado, iluminado, transfigurado por aquele a quem chama Pai.
Quando apanho os transportes colectivos, acontece-me frequentemente admirar os rostos de um casal que se ama. Rostos radiantes, transfigurados. Cada um deles se sente amado, escolhido, reconhecido. É uma luz que irradia do interior.
 
   
Vejam o que se passa com uma criança pequena: o seu rosto ilumina-se quando a mãe lhe sorri. É isso que transfigura, o rosto amante do outro.
c'est le visage aimant de l'autre
 
   
No monte, Jesus tem a alegria de ouvir dizer: “Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu enlevo; escutai-o.” Ele vibra de alegria, irradia essa certeza. É tudo para o seu Pai e o seu Pai é tudo para ele.
Os três apóstolos nunca esquecerão esse acontecimento.