Três perguntas
   
Participou na festa do 14 de Julho, nos Campos Elíseos, aplaudindo os desfiles militares? Que lhe inspira esta festa republicana?  
   
Embora viva em Paris, nunca participo na festa do 14 de Julho, que está completamente desviada do seu significado original. Na sua origem, era a festa da Nação, a festa dos cidadãos que tinham pago cara a sua vitória pelos direitos humanos.  
   
14 juillet Mas depois foi transformada numa festa dedicada à glória dos exércitos. Há alguns anos, desfilavam carros blindados. Os Campos Elíseos eram sobrevoados por aviões de combate. A França manifestava a sua força através da sua capacidade de defesa. Hoje em dia, militares de diversos países desfilam entre os aplausos de numerosos turistas. É uma desvirtuação do sentido da celebração. O 14 de Julho foi confiscado, em detrimento do povo.
 
   
O Governo exprime publicamente a sua vontade de expulsar 25.000 sem-papéis este ano. Quase todas estas expulsões têm lugar em voos regulares da Air France. Os sindicatos da Air France protestam e opõem-se a estas práticas. Qual tem a dizer sobre este assunto?  
   
expulsion Bravo aos sindicatos da Air France que tomam posição em conjunto pela primeira vez. Falar de expulsão significa: prisão, revista corporal integral, a nu, na esquadra, estada num centro de detenção, embarque compulsivo, sob escolta policial, humilhação à chegada ao país de origem.
Todos os dias, o voo Paris-Bamako embarca deportados, alguns dos quais recusam submeter-se à expulsão e sofrem violência policial. Outro dia, 7 polícias rodearam um estudante, amarrado da cabeça aos pés e ataram-no ao respectivo lugar, no avião!
 
   
Há passageiros que exprimem a sua oposição a estes actos e tornam-se alvo de perseguições: estão em curso 4 processos. Esses passageiros arriscam-se a sofrer penas de prisão e multas.
Os comandantes dos aviões opõem-se à descolagem nestas condições. Participei numa conferência de imprensa organizada pelos sindicatos da Air France, para exigir o fim das expulsões em voos da Air France e o fim das perseguições feitas aos passageiros que se opõem a essas expulsões.
 
   
A Faixa de Gaza está totalmente isolada. Caiu nas mãos do Hamas. Este está em conflito com o Fatah. Não estaremos a assistir ao fim do Estado Palestiniano e à futura criação de um Estado Islâmico?
 
   
Palestine O povo de Gaza sofre um embargo aéreo, terrestre e marítimo. Está cercado pelos ocupantes. É uma vergonha e uma humilhação. É necessário que as portas se abram.
É lamentável que a comunidade internacional apoie o Fatah contra o Hamas. Isso faz-se em detrimento da paz. O povo de Gaza faz parte do povo palestiniano.
 
   
Ainda não existe o Estado Palestiniano, pelo que não se pode falar no seu fim. Há 15 anos que o povo palestiniano espera para ter um Estado!
isolation
 
   
Não acredito que o Hamas deseje criar um Estado Islâmico. Diz-se isso para o desacreditar.
É necessário reencontrar a via do diálogo e fomentar a união entre o Fatah e o Hamas. Não perco a esperança.