A Carta de Jacques Gaillot 1 de Janeiro de 2004

Feliz Natal e Bom Ano
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Feliz Natal e Bom Ano  Noël 
 
vision de paix No Natal, os nossos olhos procuram a luz que vem do Oriente, como outrora os Magos, guiados pela Estrela em direcção à capital e à aldeiazinha cujos nomes simbólicos ainda hoje são tão expressivos: Jerusalém, visão de paz; Belém, casa do pão. 

Jerusalém transformou-se no espelho da ruptura do mundo. Vive na pele a divisão entre dois povos.
Belém, que viu nascer o Príncipe da Paz há dois mil anos, assiste agora, impotente, à construção de um muro contra a paz.
Sem paz nesta região do mundo, poderá haver paz no resto do globo?
Mas eis que acaba de aparecer um ramo de oliveira inesperado, que faz nascer um novo luar de esperança.
 
Chega de Genebra, onde israelitas e palestinianos mostraram ao mundo inteiro que era possível chegar a um plano de paz. O pacto de Genebra é uma luz na noite. Uma luz que se espalha por toda a parte, transportada por homens e mulheres de boa vontade. A opinião pública tomará essa luz nas suas mãos?  paix est possible

A terra não foi feita para lutarmos.
As crianças que vão gozar um instante da luz do Natal não foram feitas para a guerra.
 
famille sainte Gosto de rezar diante do presépio com o olhar maravilhado das crianças. Apresento à Criança de Belém todos os que se sentem desamparados e desanimados. 
 
Coloco os estrangeiros sem papéis, os prisioneiros, os doentes, os feridos dos atentados terroristas, os deficientes, num bom lugar, perto de Maria e José. Ao lado dos pastores coloco os ciganos, as pessoas idosas que vivem sós, as mulheres e as crianças abandonadas...   marginaux
 
A multidão é tal que dou por mim muito para trás, longe demais para ver o Menino-Deus. Mas estou feliz por esta multidão de gente simples poder ver Aquele que veio por ela, trazendo palavras de paz.