A Carta de Jacques Gaillot 1 de Outubro de 2003

O combate dos altermundialistas
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

le globe O combate dos altermundialistas 
 
Têm vindo a marcar pontos ao longo dos meses. Começando por impor a sua nova designação de "altermundialista", para mostrarem que não se opõem à mundialização por si mesma, mas apenas à mundialização neoliberal, onde tudo se transforma em mercadoria.
 
Graças à sua acção, a Organização Mundial do Comércio (OMC) sai da clandestinidade para se encontrar sob a luz dos projectores. Contra ou a favor, todos falam do assunto e se sente afectado, pois trata-se da vida e da sobrevivência de populações inteiras. altermondialistes
 
Quanto aos embaixadores dos pequenos países africanos, ousam agora falar e dar a conhecer as pressões e ameaças a que estão sujeitos. Os países do Sul organizam-se e já não temem opor-se aos países do Norte.
 
survivre Em Cancun, um dos dossiers sensíveis era o da agricultura. Os mexicanos vieram aos milhares, para denunciar a injustiça de que são objecto.
 
Produtores de milho, já não conseguem viver do seu trabalho. O governo mexicano compra milho aos Estados Unidos, pois os preços são mais baixos, graças aos amplos subsídios de que os produtores americanos beneficiam e que os tornam mais competitivos. Os camponeses mexicanos vêem-se condenados a abandonar as suas terras e emigrar para a cidade do México ou para os E.U.A.
 
Para a spopulações do Benin, do Mali e do Tchade, a produção de algodão é vital. Também nessa área os agricultores americanos recebem subsídios, que lhes permitem vender o algodão a preços inferiores aos custos de produção dos países africanos. Resultado: milhões de africanos deixam de poder viver do seu trabalho e são obrigados a emigrar para as cidades ou para a Europa.
 
A União Europeia também recorre a subsídios para favorecer a exportação dos seus produtos. O prejuízo sofrido pelos países pobres é enorme. Conseguirão algum dia derrotar o proteccionismo dos países ricos? Têm pela frente dois lobbies agrícolas extremamente poderosos, dispostos a tudo para salvaguardar os seus subsídios. O fracasso de Cancun ilustra isso mesmo.
 
contre la pauvreté A luta continua. Hoje, os altermundialistas trazem consigo a esperança dos pobres do planeta.