A Carta de Jacques Gaillot 1 de Agosto de 2003

Ao largo da ilha de Djerba
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Ao largo da ilha de Djerba
 
As praias tunisinas para turistas não ficavam muito longe do cenário do drama que se desenrolou em plena noite. Uma velha traineira, com 250 clandestinos a bordo, naufragou. Vinha da Líbia e navegava ao longo das costas da Tunísia, em direcção a Itália. Apenas 41 náufragos sobreviveram!
 
jeunes africains Estes jovens africanos vinham de longe. Ainda tinham de fazer o mais difícil: alcançar a Itália, com os passadores pouco escrupulosos que os exploravam e levavam a correr grandes riscos. 
 
Se nos nossos países as leis de imigração se tornam cada vez mais repressivas e o controlo da emigração se acentua, como é possível que os candidatos à viagem sejam cada vez mais numerosos? Apesar de todas as medidas dissuasoras e dos meios de controlo cada vez mais sofisticados, os migrantes continuam a infiltrar-se na fortaleza da Europa. De acordo com as sondagens, 70% dos jovens do Magreb querem passar à outra costa do Mediterrâneo. O novo muro que a Europa procura erigir ao longo das suas fronteiras não consegue deter o fluxo de recém-chegados. A perseguição aos clandestinos, por muito desumana que seja, revela-se ineficaz.
 
la misère Quando os jovens africanos se vêem confrontados com a miséria, o desemprego, o desespero, não têm senão uma ideia: partir à descoberta do Eldorado da Europa.  
 
Quem poderá impedir os pobres de ir para onde se encontram as riquezas? Conhecem o nosso estilo de vida, pela televisão. Quando se encontram em países destroçados pelos conflitos e afundados na corrupção, onde o futuro está comprometido, querem escapar a esse destino comum.
 
Muitos morrem no mar ou são detidos nas fronteiras. No entanto, os que são devolvidos à casa da partida não baixam os braços. Aproveitam nova ocasião para partir de novo.
 
O futuro não passa seguramente pelo fecho das fronteiras. A parceria entre as duas costas do Mediterrâneo continua apenas no estado de projecto. Os desafios do desenvolvimento e da imigração continuarão a colocar-se. fermeture des frontières
 
Mas um dia virá em que será a velha Europa a precisar da África.