A Carta de Jacques Gaillot 1 de Abril de 2003

Iraque: um povo no meio da tempestade!
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Iraque: um povo no meio
da tempestade! 
épreuves 
 
continuer de vivre Como deixar a grande cidade de Bagdad, palpitante de vida, sabendo que está eminente uma guerra? Não é preciso muito para sentir-se cativado por este povo! Um povo imensamente marcado por duras provas, tais como a guerra com o Irão e com o Koweit mas também com este embargo que não parece ter fim anunciado. Não obstante esta situação, é um povo que continua a viver dentro dos parâmetros de uma certa normalidade e dignidade.  
 scène de la vie quotidienne  
 
No fundo, é precisamente nisto que encontra força para resistir às dificuldades do dia-a-dia. É um quadro agradável ver ao fim da tarde envolvidos num clima de certa tranquilidade, os homens a jogar dominó nas esplanadas.
 
Hôpital St. Raphaël Brota em mim um sentimento de assombro diante de uma dezena de recém nascidos que encontro numa sala especialmente preparada para esse efeito, ao visitar juntamente com a delegação, o hospital de S. Rafael mantido por religiosas iraquianas.  
 Bebé couveuse de l'hôpital St. Raphaël des religieuses irakiennes à Bagdad
 
Hôpital Saddam à Bagdad Perante uma mulher que veste um dos recém chegados, acabadinho de nascer, não posso deixar de exclamar. Como é bela a vida! Estes recém-nascidos são celebração, manifestação clara da vida.  
hôpital public pour enfants "pendant la guerre du golfe, 2 missiles tombés en ce lieu ont fait 412 victimes"
 
Maior surpresa ainda é a resposta da mulher que com um olhar de velada tristeza me responde: Sim, é verdade...mas eles são também bons para a guerra!; Dando a entender que estes a quem agora vejo, poderão amanhã já não viver.
 
Tive a alegria de celebrar o primeiro domingo da Quaresma na Igreja de S. José juntamente com os Irmãos Dominicanos. A assembleia mostra-se fervorosa e interessada.  la messe à St. Joseph
 
O acolhimento é caloroso. Senti-me especialmente tocado por duas frases que escutei: Obrigado por interessar-se por nós! Os verdadeiros amigos conhecem-se quando mesmo nos momentos difíceis não nos abandonam. Fizemos tudo o que poderia ter sido feito pela paz, agora só nos resta confiar em Deus e resistir se fôr caso disso.
 
A delegação encontra-se agora em Ur. Foi aqui que Abraão escutou o chamamento de Deus, terra de onde saiu para se tornar o pai dos crentes há aproximadamente 4000 anos (cf. Gn 12, 1-2).  Our
 

 OUR: au Sud de l'Irak
 
symbole fragile de la paix Como pano de fundo nesta região desértica, o horizonte a perder de vista. Bem próximo fica a fronteira com o Koweit, ao longo da qual já se dispõe certamente, o exército norte-americano pronto a intervir.  
 
Em toda a sua fragilidade uma oliveira que plantamos, como para simbolizar a paz, momento também para muçulmanos e cristãos rezar-mos juntos, cada qual segundo a sua fé.  prière Al Amiria
 

 Prière dans l'abri al Amiria à Bagdad
 
Dr. Abdullatif Humayim Tenho oportunidade de encontrar um dos chefes religiosos muçulmanos, o qual me deixa impressionado. O facto é que me encontro na presença de um homem culto e de mente aberta, um homem habitado pela paz.  
 Dr. Abdullatif Humayim chef religieux musulman à Bagdad
 
A humanidade e tolerância que demonstra, são um verdadeiro testemunho de vida. O facto de continuar a existir homens como este permite impedir a simples e imediata identificação do terrorismo com o Islão, constituindo antes pelo contrário um convite claro ao diálogo e ao encontro.
 
No decurso desta viagem, é impossível não fazer o paralelo entre a situação do povo Iraquiano e do povo Palestiniano. Hôpital Saddam
 

 hôpital public pour enfants
 
Eis que temos dois povos humilhados, asfixiados e sobre os quais se exerce continuamente uma enorme violência, duas situações que, à medida que o tempo passa, se vão tornando cada vez mais intoleráveis. Contudo, tanto um como o outro, possuem uma dignidade rebelde que lhes permite resistir no meio da tempestade.
 
Mosquée Ali Bagdad Vêm-me à memória as palavras que Pablo Neruda endereça aos novos senhores do mundo: Eles poderão cortar todas as flores, mas jamais conseguirão ser senhores da primavera. Isto é bem verdade, no sentido em que é impossível travar o destino dos povos. 
 Dans la Mosquée de prophete Ali Bagdad
 

Jacques Gaillot
Bispo de Partenia 


impressions de voyage en Irak, mars 2003, photos: Anne de Loisy