A Carta de Jacques Gaillot 1 de Abril de 2002

Páscoa: o sol da vida
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Páscoa :
o sol da vida 
La nuit de Pâques
 
Para todos os cristãos, é a festa das festas. Na noite de Páscoa, é proclamada a Boa Nova :" Procurais Jesus, o Crucificado? Não está aqui. Ressuscitou".
 
Jesus não ficou prisioneiro do túmulo. A morte não tem a última palavra. A vida brotou do túmulo bela e luminosa. Ela não está destruída, está transformada, como diz a liturgia. Jesus ergueu-se de entre os mortos. Está vivo da vida de Deus. A morte já não terá poder sobre ele. Foi vencida. 

le Crucifié

 
O Ressuscitado da Páscoa arrasta-nos a partir de agora na esteira da sua vida nova. A sua Páscoa é chamada a tornar-se a nossa.
 
Ela impele-nos a sair dos nossos túmulos, a abater os muros que nos tornam prisioneiros, a recusar a fatalidade dos acontecimentos. A ressurreição é a vida de Deus em nós.
 
lumière de Pâques 
A Páscoa é o amor vitorioso. É a vida que ganha. Desde agora, sabemos, diz o apóstolo João, que passámos da morte à vida quando amamos os nossos irmãos.
 
A partir da manhã de Páscoa, nas margens da ressurreição, Jesus ilumina para sempre a passagem da morte para a vida.
 
Irão os discípulos do Ressuscitado para os locais de fractura da humanidade devastada pela violência e pela injustiça?
 
É aí que o Ressuscitado nos espera.

 

 
A Páscoa de Jesus é também a do mundo. Toda a criação está já agarrada por este acontecimento único. É possível um mundo diferente na esperança de uma terra nova onde reinarão a justiça e a paz.  espérance