Catecismo electrónico: Maio de 2001

  Uma nova etapa 
 
A Bíblia, um livro aberto
Epifania: manifestaçõo de Deus  
  Archivos   
  História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot 
 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

Uma nova etapa

Há já três anos que uma equipa se pôs ao trabalho para fazer um "catecismo diferente". Tratava-se de reflectir sobre questões que dizem respeito à nossa vida e que abrem para o problema do sentido.

A intenção, à partida, era fazer eco a Jesus nas nossas situações presentes. Não provocou ele um eco imenso naqueles e naquelas que se lhe afeiçoaram?

Reunimo-nos todos os meses submetendo o nosso trabalho à apreciação dos outros. Resultava daí uma melhoria e um enriquecimento graças à troca de impressões e ao confronto. Pouco a pouco, encontrámos o nosso ritmo de trabalho e podemos garantir, hoje, que esta experiência nos marcou muito.

Muitos de entre vós disseram-nos ter beneficiado com os textos do catecismo e terem-se servido deles. Tínhamos esperado que este trabalho seria interactivo; mas isso sucedeu raramente.

Hoje, desejamos ultrapassar uma etapa propondo-vos uma leitura actualizada dos textos bíblicos. Verificamos com alegria que há pequenas comunidades que actualizam e rejuvenescem de um modo feliz os textos evangélicos!

Trazei-nos, também vós, a vossa leitura dos Evangelhos, leitura alimentada com a vossa experiência e a vossa fé.

Jacques Gaillot

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 



Epifania : manifestação de Deus

Em Paris, quando se fala de manifestação, pensa-se habitualmente em homens e mulheres que descem à rua. Saem de suas casas para gritar e protestar. É, muitas vezes, o único meio que lhes resta de se fazer ouvir.

l'amour de Dieu à l'humanité  Jesus, o Verbo de Deus, veio até junto dos seus. Saiu. Veio para fora, para a rua, para gritar o amor de Deus pela humanidade.
Ele não veio para se fazer ouvir somente nos templos, nas igrejas, nas sinagogas ou nas mesquitas. Veio para todos, sem excepção. Manifesta-se fora dos muros.
 

Enquanto se partilhava o evangelho da Epifania "dentro dos muros", eu comunicava o meu encontro com um grevista da fome que se tinha instalado numa tenda na rua, perto do local onde estávamos. Os meus amigos tinham passado ao lado, sem o ver.

Este homem, nesta festa da Epifania, fazia-nos compreender o sentido da manifestação de Deus. Ele vem para o meio de nós "fora dos muros", na simplicidade, sem nada que se imponha ao nosso olhar, para nos gritar que somos todos e todas amados por Deus de um modo inacreditável.  parmi nous - hors des mures...