Catecismo electrónico: Abril de 2001

  Uma nova etapa 
A Bíblia, um livro aberto
"Tu és Pedro..." 
  Archivos   
  História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot 
 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

Uma nova etapa

Há já três anos que uma equipa se pôs ao trabalho para fazer um "catecismo diferente". Tratava-se de reflectir sobre questões que dizem respeito à nossa vida e que abrem para o problema do sentido.

A intenção, à partida, era fazer eco a Jesus nas nossas situações presentes. Não provocou ele um eco imenso naqueles e naquelas que se lhe afeiçoaram?

Reunimo-nos todos os meses submetendo o nosso trabalho à apreciação dos outros. Resultava daí uma melhoria e um enriquecimento graças à troca de impressões e ao confronto. Pouco a pouco, encontrámos o nosso ritmo de trabalho e podemos garantir, hoje, que esta experiência nos marcou muito.

Muitos de entre vós disseram-nos ter beneficiado com os textos do catecismo e terem-se servido deles. Tínhamos esperado que este trabalho seria interactivo; mas isso sucedeu raramente.

Hoje, desejamos ultrapassar uma etapa propondo-vos uma leitura actualizada dos textos bíblicos. Verificamos com alegria que há pequenas comunidades que actualizam e rejuvenescem de um modo feliz os textos evangélicos!

Trazei-nos, também vós, a vossa leitura dos Evangelhos, leitura alimentada com a vossa experiência e a vossa fé.

Jacques Gaillot

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 


"Tu és Pedro..."

A leitura oficial escolhida como texto de conclusão para a semana da unidade das Igrejas não é senão o demasiado famoso texto .

"sur le roc de cette foi..." 

"Tu és Pedro e sobre esta pedra eu construirei a minha Igreja, doravante tu ligarás e desligarás"

(Mt. 16, 15-18). 

O nosso pequeno grupo de leitura do Evangelho decididamente não apreciou esta tentativa de auto-justificação do poder institucional. Numa verdadeira confusão, os adjectivos voaram a meia voz : "Apologético, incómodo, sectário , orientado". E calo os mais duros...
Depois, o nosso modo sereno veio ao de cima e procurámos digerir o texto, respondendo a esta questão : que fazer para a nossa vida de hoje com este infeliz texto?. Nada fácil, naturalmente, mas esboçámos pistas, caminhos...E, no fim de contas, foi fértil e ajudou a rezar.
Alguém escolheu o caminho (do texto) evangélico. Poder-se-ia citar um texto quase idêntico, no mesmo evangelista, só dois capítulos mais adiante : " Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu". Isto muda muito as perspectivas, passa-se de uma visão de poder reservado a alguns ao impulso de todos.
Outra escolheu o caminho (do encontro) protestante : Fui procurar um pastor para lhe pedir a sua interpretação deste texto que me perturba tanto. Ele parecia não ter problemas com isso, para ele, o jogo de palavras acerca de Pedro e pedra é apenas uma curiosa brincadeira e traduz : "sobre a rocha desta fé, desta confiança em Jesus, constrói-se toda a comunidade, toda a assembleia".
O caminho (da tradução) cultural também foi evocado : as imagens do tempo de então não são as nossas imagens de hoje. Com todas as dificuldades de adaptação às nossas culturas muitas frequentemente tão alérgicas ao que está escrito. Não será pedir demasiado aos cristãos do nosso milénio um tão longo desvio cultural?
Muitas coisas se esclareceram mesmo se o tempo, infelizmente, depressa nos fez falta. Pela minha parte, eu retenho que, em quase todos os domínios da nossa vida, familiar, profissional, associativa, etc, há necessidade e apelo a "a traduzir" a própria visão, o próprio saber, as próprias convicções em formulações simples e respeitadoras dos nossos interlocutores e também na nossa vida concreta, cada vez com maior profundidade. Vejo nisto um convite permanente a uma incarnação sempre desperta e, daí em diante, o texto torna-se fonte de dinamismo. Não acabou ainda de nos revelar o seu significado.