A Bíblia, como livro aberto: 
Setembro de 2004

la bible 

  As sandálias de Moisés 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

As sandálias de Moisés
(Êxodo, cap. 3)

Moïse Do interior da sarça ardente, Deus manifesta-se a Moisés revelando-lhe o seu nome, um nome que possui múltiplas interpretações: "Aquele que é". Mas, antes disso, dissera-lhe: "Tira as tuas sandálias, pois estás em terreno sagrado." 

As sandálias protegem-nos do contacto directo com o solo, com os espinhos, as pedras, as asperezas. Onde quer que vamos, poupam-nos às agruras do caminho.
 
Tirar as sandálias é aderir à terra, deixar que as energias telúricas, a pulsão da vida cósmica, passem pelo nosso corpo.  

adhérer à la terre

 
É aderir à rua, com as suas violências, os seus pobres e excluídos de todos os tipos. É estar enraizado numa sociedade que perde o pé, num planeta que sufoca, em suma, tirar as sandálias é tornarmo-nos vulneráveis, frágeis, indefesos, ser afectados pelo que toca o outro, pelas suas alegrias e os seus desgostos.

ôter les sandales Também se tiram as sandálias para se entrar num lugar "sagrado": sinal de respeito. Transpomos um limiar, deixamos o espaço do quotidiano, saímos da esfera profana para entra na esfera do sagrado. Finda a oração, retomamos as nossas sandálias para regressarmos às actividades profanas. 

Mas o sagrado é uma noção pagã. Uma noção que ainda nos persegue: sacralizámos a terra, sacralizámos até a guerra. Sacralizámos o espaço reservado ao culto, os templos, o seu pessoal e até os seus objectos. E todo esse sagrado está marcado por códigos, por signos ostensivos. É um mundo separado, posto à parte. E colocámos Deus, o "Altíssimo", nesse ambiente, reservando a terra para nós. Oferecemos sacrifícios sangrentos, sacrifícios humanos a esse Deus-Moloc. Perante o sagrado, ficamos simultaneamente fascinados e trémulos, aniquilados.
Mas algo nos aconteceu. Com a morte de Jesus, o véu do Templo rasgou-se em dois, de alto a baixo, quando Jesus entregou o seu espírito nas mãos do Pai. Abriu assim um espaço: "Penetrámos para além do véu, para onde Jesus entrou por nós, como precursor" (Heb 6,19). Fomos introduzidos no santuário, como povo sacerdotal.

Não retornemos a uma concepção pagã do mundo e da vida. Revestimos o Cristo, pusemos o pé num lugar santo, no campo do Cristo. Sabemos que, "entre os hebreus, pôr o pé num campo ou lançar nele a sandália equivale a tomar posse desse campo, para selar um contrato de venda" (Rute 4, 7).

la terre sainte Quando Iavé diz a Moisés: "Tira as taus sandálias, pois o lugar onde te encontras é terreno sagrado", não estará a dirigir-se a todos e todas que, seguindo Jesus, entraram em santidade, como se recebe a posse de uma terra ou de um campo? Qualquer lugar onde os seres humanos entrem sem defesa nem protecção, qualquer que seja esse lugar, para eles é sagrado. 
 
(Excerto de uma homilia pronunciada por uma mulher numa paróquia parisiense)