A Bíblia, como livro aberto: 
Janeiro de 2003

la bible 

  O Baptismo de Jesus 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

O Baptismo de Jesus Mt 3, 13-17
 
Jesus perde-se na multidão que está ali para ser baptizada por João-Baptista nas águas do Rio Jordão. Nada que possa atrair a atenção sobre ele o distingue das outras pessoas. Integra-se naquele esforço comum e submete-se ao baptismo da penitência. É esta uma atitude pelo menos curiosa, pois Jesus não tem necessidade de receber o baptismo da penitência.
 
Le Baptême de Jésus Aliás, quando João Baptista o vê aproximar-se, exclama: "Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?" 
 
Ele não pode compreender a insistência de Jesus de se mostrar assim um homem entre os humanos. E Jesus responde a João-Baptista: "Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça." Este "Cumpramos" mostra que ambos, apesar de serem tão diferentes entre si na sua forma de vida e na sua respectiva missão, irão até ao fim no que Deus espera deles. Ambos conhecerão uma morte violenta: João decapitado e Jesus crucificado. Os discípulos de Jesus e de João não poderão opor-se aos seus mestres.
 
Jesus submete-se ao baptismo da penitência e parte noutra direcção. João-Baptista, no deserto, anunciava como próximo o dia terrível do Juízo Final. Quanto a Jesus, esse percorria as vilas e as aldeias anunciado a Boa Nova da Salvação. Esta mudança considerável espantará o próprio João-Baptista que um dia, a partir da prisão, perguntará a Jesus: "És Tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro ?" (Mt 11, 3) O baptismo no rio Jordão junto a todo o povo é um acontecimento para Jesus. Um acontecimento que o vai marcar. É um momento de mudança. Toma consciência da sua missão e da sua filiação espiritual. Mateus faz da experiência pessoal de Jesus uma proclamação pública: "Este é o meu Filho muito amado". Os céus abrem-se. Trata-se da primeira revelação do mistério de Jesus Filho do Pai.
 
Abrem-se porque tinha chegado o tempo quando Deus iria falar. Com Jesus, a Palavra de Deus vai de novo fazer-se ouvir com força.
 
Com o sinal da pomba, Jesus toma consciência que a sua missão é de realizar uma criação nova, desejada por Deus e da qual o povo de Israel será o primeiro beneficiário.  colombe
 
Entendemos que a imersão de penitência pedida por João-Baptista muda completamente de sentido. Jesus fará coisas totalmente novas, ao anunciar o Evangelho aos pobres, ao anunciar a libertação aos cativos, e o regresso da visão aos cegos.