A Bíblia, como livro aberto: 
Novembro 2002

la bible 

  Estes são os que vêm da grande tribulação 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

Estes são os que vêm da grande tribulação
(Ap 7, 13-14)
 
Desde sempre que os seres humanos se interrogam acerca do mundo em que vivem.
 
pires atrocités Convivendo permanentemente com as piores atrocidades ao mesmo tempo que constatamos as mais generosas e desinteressadas atitudes, como é possível compreender aquilo que somos e que sentido dar à nossa existência pessoal e à história humana ? 
 
Os meios de comunicação moderna, entre os quais se destaca a internet que tem a capacidade espantosa de nos colocar quase instantaneamente em contacto com o universo inteiro, presta a estas interrogações fundamentais uma grande acuidade.
 
O apocalipse descreve a visão que João, o servo de Deus, teve acerca do fim dos tempos: "Uma multidão enorme vestida de túnicas brancas. Quem são e donde vieram ? Estes são os que vêm da grande tribulação."
 
Será que o apóstolo João apenas está a evocar as pequenas ou grandes provações que marcam as nossas vidas, estes acasos da existência, que são inevitáveis para todo o ser em crescimento ? Através do trabalho de cada geração, lutando por mais justiça e solidariedade, não haverá um grande desígnio que anima e orienta a história humana ?
 
A partir de um universo vazio não se tratará de construir um mundo à medida de Deus ? Um mundo onde reinassem as maneiras de ser divinas: as beatitudes que Jesus nos veio ensinar e viver entre nós.   Au départ d'un univers
 
A instauração progressiva do Reino de Deus não será o objectivo e o sentido da grande tribulação na qual estamos envolvidos ?
 
Que extraordinária visão que dá uma verdadeira dimensão aos acasos e aos compromissos do quotidiano ! É o que nos sugere e nos propõe o apocalipse . Somos um povo nómada em marcha em direcção à Terra Prometida, sob o sopro do Espírito da santidade.  un peuple nomade
 
Porque este grande desígnio que é oferecido à responsabilidade humana é ao mesmo tempo todo ele enformado da presença permanente e vivificante de Deus. Será incompatível ou haverá, pelo contrário, uma plena harmonia possível entre uma presença permanente de Deus e a total e inteira liberdade humana ?
 
mystère de l'amour É o mistério do amor que aproxima e reúne os seres, enquanto ao mesmo tempo suscita o crescimento e o desdobramento de cada um numa autonomia comprometida e responsável. 
 
Para além da pessoa de Jesus de Nazaré que a tradição cristã tem vindo progressivamente a entender como sendo todo inteiro de Deus e plenamente humano, não será a nossa condição que se ilumina de forma deslumbrante ?
 
Aquilo que se procura e se vive no nosso itinerário pessoal, inscrever-se-ia portanto também neste imenso desígnio, que o apóstolo João evoca no seu fresco apocalíptico. Tal é a grande aventura na qual estaremos envolvidos, e que explica a sede do infinito que emerge até nos pequenos detalhes do quotidiano.