A Bíblia, como livro aberto: 
Janeiro 2002

la bible 

  Um assunto entre ladrões Luc 23,39 e seg. 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

Um pouco de humor no princípio do ano. Tomamos largos extractos do texto saído na carta de Jonas.


Golgatha 
Um assunto entre ladrões
Luc 23,39 e seg

Há aquele que se chama "o bom ladrão"; para ele, o futuro está assegurado. As suas palavras de conversão e de arrependimento e a sua profissão de fé em Jesus valem-lhe entrar, sem demora, com ele no paraíso, quer dizer, na Casa do Pai.
No entanto, a promessa, o compromisso de Jesus, de o levar com ele, compreende uma palavra, uma única, que se dirige, como as outras, à humanidade inteira :" Asseguro-te, hoje, estarás comigo..."

Este "hoje" diz-nos que, entre o momento da partida deste mundo e a entrada na casa do Pai, não há demora, não há crivo de purificação (e quem mais do que um bandido tem necessidade de purificação?), como se fosse preciso acrescentar um remendo para completar a salvação trazida ao mundo pelo Redentor..

Jésus et les larrons  Há dois que têm o problema resolvido : Jesus e o "bom". Que se passa com o terceiro, aquele que se chama o "mau"? Pessoalmente, verifico que se Jesus toma o "bom" sob a sua protecção, não diz nada do outro. E a sabedoria humana ensina-nos :"Quem não fala, consente..." Jesus aceita, pois, este pobre homem que sofre, como ele, e de certa forma lhe pede socorro. Vendo melhor, também ele faz profissão de fé em Jesus :"Não és tu o Messias...?". 
 
Podemos censurá-lo? Quantos outros se dirigiram a Jesus :"Se quiseres, podes curar-me..." sem serem considerados maus! É preciso, pois, fazer justiça a este pobre homem. Além disso, os dois primeiros não podiam deixá-lo sem saída. Logicamente, em nome da solidariedade "profissional", tiveram de entender-se como ladrões em apuros para o embarcar com eles. Há verdades que permanecem verdade, doa a quem doer ; entre outras : "Não há dois sem três" ou ainda : "iremos todos para o paraíso...!" Em virtude disso Jesus, entrando no Paraíso, segura com a mão direita a mão esquerda do "bom ladrão" e com a mão esquerda a mão direita do "mau ladrão". Ao Pai que os espera e os vê vir de longe (eu li isto em algum lado...!) Jesus diz :"Pai, são os dois primeiros que eu consegui salvar..." E o Pai responde :"Bom e fiel servo, vem sentar-te à minha direita". E eis que, a partir daí, nós cantamos e proclamamos :"Creio em Jesus Cristo...sentado à direita de Deus".