Noël
   
Mensagem de Natal  
   
Alegro-me como uma criança com a festa do Natal. É uma festa que faz sonhar: sonho de luz, sonho de paz, sonho de um começo sempre possível. É também o sonho de um Deus que vem viver entre nós. Vai conhecer tudo sobre a nossa humanidade, para a fazer renascer à sua imagem. É uma promessa maravilhosa que ultrapassa as nossas expectativas.  
   
O Natal surpreende com a vinda de uma criança e de uma criança que vem de longe: é um estrangeiro.  
   
Rosto da criança, rosto do estrangeiro. Rostos reveladores daquilo que somos.  
   
naissance de Jésus Em Belém, a criança é manifestada em toda a sua dignidade. Nele realiza-se o encontro entre Deus e o homem, entre o divino e o humano.
 
   
O estrangeiro obtém a sua carta de nobreza da criança de Belém. Jesus nasceu no decurso de uma deslocação. Numa cidade onde já não havia lugar para um casal de passagem.  
   
A criança e o estrangeiro são mensageiros que nos apresentam ao mistério do Natal.  
   
É nesse espírito que me desloco a Cuba para defender cinco cubanos, presos há mais de 10 anos nos EUA. Passarão mais uma vez o Natal longe das suas famílias.  
   
Dia 26 de Dezembro deslocar-me-ei a Gaza, vindo do Cairo. Para uma grande marcha internacional. Uma marcha pela paz, com os palestinianos de Gaza que se alegram já com a perspectiva de nos receberem.
marche pour la paix
 
   
O mundo tem necessidade de paz. É urgente pôr fim às guerras do Afeganistão e do Iraque. A opinião internacional exige-o. Soldados enviados para esses países morrem como heróis inúteis. Há também mortos na resistência afegã e iraquiana, e milhares de mulheres e crianças que são vítimas dessas guerras. Cada dia que passa é um dia a mais.  
   
A paz é um assunto de todos nós.  
   
douce paix de Noël Possam as crianças e os estrangeiros encontrar-se no vosso caminho, para vos abrir à doce paz do Natal.
 
   
Uma paz que acompanha os vossos passos ao longo do novo ano.  
   
Jacques Gaillot
Bispo de Partenia