Joyeux Noël
   
Que a paz esteja convosco  
   
Feliz Natal de paz! O nascimento entre nós da Criança de Belém é um sinal prodigioso.
Deus assume rosto de homem. Participa da nossa condição humana. A sua vinda traz a paz à família humana. A paz é possível.
Dieu prend visage d'homme
 
   
Durante a guerra de 1914-1918 ocorreu um episódio que sempre me impressionou. Alemães e franceses conhecem a terrível guerra das trincheiras, mas a noite de Natal vai mudar tudo. Os soldados alemães entoam um cântico de Natal e acendem velas. Os franceses fazem o mesmo.  
   
expérience de la fraternité Depois, o inacreditável acontece: de um lado e outro, alguns soldados ousam sair das trincheiras. Avançam uns para os outros, de mãos nuas. Ninguém dispara sobre eles. Estendem a mão uns aos outros e descobrem-se, pela primeira vez, irmãos na humanidade. Seguem-se outros soldados e é a alegria que estala: a experiência da fraternidade renovada. Partilham os seus magros recursos e vivem com intensidade essa noite de Natal, absolutamente única.
 
   
Chega o momento de se separarem, de regressarem à trincheira e pegarem novamente nas suas armas.
Quando o comando tomar conhecimento desta traição, choverão castigos. A maior parte desses soldados serão fuzilados, outros sofrerão penas pesadas.
É mais fácil fazer a guerra do que fazer a paz!
 
   
Uma reportagem televisiva chama-me a atenção: um bebé de peito foi levado por uma mulher. Logo se põem em marcha todos os meios para recuperar a criança. O jovem pai, com o rosto angustiado, declara às televisões:
“Quero dizer a essa pessoa que, se vier trazer-nos o nosso filho, será bem recebida. Não será julgada. Compreenderemos o seu desespero, pois é uma mulher que deve estar a sofrer.”
Admiráveis palavras de paz! Esse homem angustiado não procura represálias. Está pronto a criar laços de fraternidade com essa mulher.
 
   
Um hino litúrgico, neste tempo de preparação do Natal, fala da “imensa cadeia do desprezo e da violência” que afecta tantos seres humanos. Isto é tão verdade hoje como ontem!  
   
A paz não é um sonho, é um combate. O nosso combate.
Que a festa do Natal seja uma fonte de paz para vós e as vossas famílias.
Bom Ano
Noël source de paix
 
   
Jacques Gaillot
Bispo de Partenia