bible
 
Os inimigos de Jesus:  
“Todos sentenciaram que ele era réu de morte” Marcos 14, 64  
   
Como é possível que Jesus tivesse inimigos, quando passou a vida a fazer o bem?  
   
prononcer la mort Como é possível que aquele que proclamou as palavras sublimes das bem-aventuranças seja tão rapidamente ameaçado de morte? Jesus veio para que as pessoas tenham vida e os seus inimigos querem tirar-lhe a sua vida. Manifestou a sua solidariedade com as vítimas e ele próprio se transformou em vítima.
 
   
Mas quem são esses inimigos que pretendem suprimi-lo?  
   
É difícil identificá-los: não têm rostos. Nem traços particulares. Avançam ocultos por máscaras. São grupos de homens, designados por “judeus”, “fariseus”. Ao passo que os amigos de Jesus têm um nome, um rosto, uma história. Aprecia-se a sua humanidade. São Marta e Maria, o irmão delas, Lázaro, o discípulo que Jesus amava, Pedro, João Baptista…  
   
É certo que Jesus ultrapassou várias vezes os limites, demarcando-se de uma obediência servil às tradições e à lei: “Foi dito… Eu, porém, digo-vos…”. Assim, não receia afirmar que o Sábado foi feito para o homem e não o inverso. Senta-se à mesa daqueles que a sociedade abandona. Zanga-se no Templo de Jerusalém, que se transformou numa casa de comércio e tráfico. Luta sem ódio, continuando a amar até ao fim. Sobretudo afirma, em termos novos, a sua proximidade inaudita com Deus.  
   
Jésus est un homme libre Em todos os seus actos, Jesus revela-se um homem livre, que não tem medo de ninguém; nem das autoridades, nem daqueles que andam sempre com a palavra “lei” na boca. Agita as consciências e contesta as maneiras de viver.
 
   
As pessoas livres metem medo, porque perturbam. São vistas como subversivas pela autoridade, como perigosas para a ordem estabelecida. Para as silenciar, é necessário afastá-las e, se possível, eliminá-las.  
   
Os inimigos de Jesus compreenderam isso muito bem. Jesus não pode continuar a agir e a falar assim. Tem de morrer. No Conselho "todos sentenciaram que ele era réu de morte”. Mc 14, 64  
   
Temos inimigos? Certamente. Quando se tenta conduzir a vida seguindo Jesus e o Evangelho, sem procurar agradar aos detentores do poder. Quando se fazem escolhas que manifestam a nossa solidariedade com o ser humano em perigo. Quando se luta pela justiça.  
   
Mas uma vida sem luta, sem empenho, sem riscos corridos pelos mais desfavorecidos, não tem possibilidade de se desenrolar como um longo rio tranquilo? Mas será que, então, a consciência também fica tranquila?
vivre