carnet de route
 
Desfile do 1º de Maio  
Encontro ecuménico  
As férias, uma felicidade que faz crescer  
O Movimento da Paz  
   
Desfile do 1º de Maio  
   
sortir de l'ombre Na Place de la République, em Paris, a multidão vem de todos os lados. Milhares de trabalhadores sem papéis saem da sombra e encabeçam o cortejo, onde são aplaudidos. Por uma vez, sentem-se reconhecidos. Ficamos a saber que muitos deles têm recibos de ordenado, pagam impostos e descontam para seguros de saúde. Isso há 5, 7, 10 anos, ou mais. Porque não são legalizados?
 
   
Quando saio, de manhã cedo, para as ruas de Paris, são pessoas de cor quem está a recolher o lixo e a limpar os passeios. Ainda bem que cá estão!
O Governo diz que há falta de mão-de-obra nas empresas de construção, restauração, limpeza, segurança…
 
   
Já as prefeituras abriram uma brecha, legalizando aqueles que trabalhavam num restaurante célebre. Nos arredores, numa empresa de restauração onde 20 trabalhadores fizeram greve durante 3 semanas, 19 acabaram de ser legalizados. É um êxito, mas a luta continua, pela legalização do vigésimo. Abriu-se uma brecha de esperança, que não pára de crescer. Milhares de sem papéis entram por ela.
travailleurs sans papiers
 
   
É preciso dizer que são pessoas que trabalham duramente, para alimentarem as famílias, que ficaram no país de origem. Alguns senegaleses dizem-me: “Todos os meses enviamos 50 euros, cada um. Essa quantia permite à nossa família viver durante um mês.” Esta solidariedade é cada vez mais necessária.
Este desfile do 1º de Maio é uma verdadeira festa. A música, as palavras de ordem, os discursos expulsam o medo. Quando os sem papéis se juntam, aos milhares, a esperança fá-los viver.
 
   
haute en page  
   
Encontro ecuménico  
   
Realiza-se na Suíça, a 40 km de Zurique. Católicos e protestantes encontram-se para uma celebração anual comum, na igreja católica. O tempo está soberbo. A música e o coro são um encanto.  
   
célébrer l'Eucharistie Sou convidado a intervir e a presidir à Eucaristia. Uma mulher ordenada estava perto de mim, no coro.
 
   
O clima do encontro impressiona-me: há uma relação de igualdade que se estabelece de imediato. Muito simplesmente, um ser humano dirige-se a outro, para lá das máscaras, dos títulos, das funções. A experiência mostra que não se pode testemunhar o Evangelho a partir de uma situação de poder, isto é, quando se tem uma relação de superior para inferior. Mas quando as relações humanas se estabelecem entre iguais, num ambiente de verdade, então o Evangelho tem oportunidade de ser anunciado. É o que se passa nesta assembleia ecuménica.  
   
O tempo reservado ao diálogo, a partir de perguntas colocadas, manifesta uma inegável abertura ao mundo.
partir des questions
 
   
Digo para comigo: “Aqui estão cristãos voltados para os outros, apaixonados pela justiça e a paz.” Mas o que mais me impressionou, foi aquela vontade de viver num mundo sem discriminação. Encontra-se esta preocupação da igualdade entre os seres humanos. Igualdade de direitos. Recusa da dominação. Católicos e protestantes querem-se solidários e fermento de humanidade. Que sinal encorajador!  
   
haute en page  
   
As férias, uma felicidade que faz crescer  
   
Uma criança em cada três não tem férias. O mesmo acontece com os seus pais. Por ocasião do fim-de-semana prolongado da Ascensão, a organização “Le Secours populaire” organiza uma estadia de descoberta para 40 famílias da Ilha-de-França na Borgonha, e para 40 famílias da Borgonha na Ilha-de-França.  
   
premier fois en vacances O ponto de encontro é na gare de Lyon, sob uma grande tenda branca. O comboio parte à 1 hora, mas as famílias chegam a partir das 9, com medo de perderem este grande acontecimento! As crianças estão encantadas. Contemplo-as com gosto. Como estas famílias são pobres, e como as suas palavras são verdadeiras!
 
   
“É duro ver os filhos a olharem para a televisão ou a passearem pelas ruas da cidade; faz-me pena não poder vê-las ir de férias, como as outras.”
“Tenho vontade de ir onde quer que seja. O essencial é partir. Não importa por quanto tempo, não importa o local.”
 
   
“Nunca viajei com o meu filho, que tem dois anos e meio, porque não ganho o suficiente. Gostaria que o meu filho conhecesse outra coisa além do seu quotidiano medíocre comigo.”
bonheur de partir
 
   
Durante quatro dias, estas famílias vão conhecer as maravilhas da Borgonha e criar novos laços de solidariedade. Mas o comboio já está no cais. Chegou o grande momento da partida. Que espectáculo!
E eis que as 40 famílias da Borgonha chegam a Paris, sendo magnificamente acolhidas pela “Secours populaire”.
Esta troca de famílias dá felicidade. Tiram-se tantas fotografias! Tecem-se tantos laços! Saio da estação, feliz devido a esta felicidade partilhada.
 
   
haute en page  
   
O Movimento da Paz  
   
O encontro nacional realiza-se em Paris, numa grande sala da Assembleia Nacional. Tenho o prazer de encontrar delegados vindos de todas as regiões de França. São moldados por uma cultura de paz.  
   
augmentation des budgets militaires Como podemos não nos insurgir contra o sobrearmamento do planeta! 1200 milhões de dólares são consagrados anualmente ao armamento, em todo o mundo! E há um aumento constante dos orçamentos militares. O novo tratado de Lisboa exige que cada país da União Europeia aumente as suas capacidades militares. Modernizamos as nossas armas nucleares. A Grã-Bretanha e a França têm capacidade para destruir o planeta inteiro. Existem 6 bases americanas na Europa, nas quais estão armazenadas 480 ogivas nucleares.
 
   
Gosto de ouvir dizer, aqui, que as armas nucleares não garantem a paz. Que não há solução militar para os problemas do mundo. Mas, em França, lança-se um novo submarino nuclear e preparamo-nos para enviar um reforço de 700 soldados para o Afeganistão, para uma guerra de civilização! Para financiar esse tipo de coisas, o Estado encontra sempre o dinheiro necessário.  
   
A estas mulheres e homens do Movimento da Paz não falta fôlego nem coragem para construírem uma Europa de paz e de solidariedade. Estão empenhados nas vias da resolução pacífica de conflitos, do desarmamento nuclear, do desenvolvimento sustentável, da defesa dos direitos humanos. A paz é possível.
la paix est possible