carnet de route
 
Homenagem a um jovem malinense  
O futuro de Partenia  
Morrer com dignidade  
Renald, nosso amigo  
   
Homenagem a um jovem malinense  
   
Cerca de 400 pessoas reuniram-se no local onde um malinense de 29 anos se atirou às águas geladas do rio Marne para escapar a um controlo da polícia. O resultado foi dramático. Morreu.  
   
Escuto a sua irmã, que toma a palavra:
“O meu irmão veio a França para me dar um rim. Veio para salvar a minha vida e foi ele quem morreu. É como se se tivesse sacrificado por mim.”
tristesse
 
   
O professor, chefe do serviço de transplantes renais, tinha-o chamado a Paris para efectuar esse transplante, que se realizou em Junho passado.
O jovem malinense não conseguiu obter a renovação da sua autorização de residência. Tinha ordem para abandonar o território e vivia constantemente no medo de um controlo policial.
 
   
chasse aux sans-papiers É com emoção e um sentimento de cólera que denunciamos este clima de terror que reina actualmente entre os sem-papéis. Aquele que encontrou a morte ao atirar-se ao Marne não é, infelizmente, a primeira vítima da caça aos sem-papéis!
Estamos à chuva, mas não temos pressa de partir. Em silêncio, cada um(a) lança uma flor à água, cuja corrente as leva.
 
   
haute en page  
   
O futuro de Partenia  
   
O encontro anual da associação Partenia em Paris alegra-me. Há sempre aquela vontade de reencontrar a vida e deixá-la brotar, e de nos distanciarmos de tudo o que seja enquadramento e estrutura. O futuro não está decidido.
As coisas importantes acontecem com o passar do tempo.
 
   
Archives de Partenia Parece ter chegado o momento de reunir todos os arquivos que existem acerca de Partenia num local único, para se guardar a respectiva memória. Quando se rejeita o passado, privamo-nos do futuro.
 
   
A nova geração já não sabe o que se passou em Janeiro de 1995. Não é normal? O que interessa, hoje, é a maneira de viver e o empenhamento daqueles que se reclamam de Partenia.
Recordei os 4 pontos de referência que evocava recentemente Pedro Casaldaliga, bispo profético do Brasil, para o futuro da humanidade: os direitos humanos fundamentais, a ecologia, o diálogo intercultural e interreligioso, a convivência.
 
   
Não somos feitos para a sobrevivência de Partenia. Talvez seja necessário aceitar o seu desaparecimento por um renascimento possível? Não será necessário desaparecer para que se possa realizar uma transmissão?
De hoje em diante, somos chamados a renascer.
rénaitre
 
   
haute en page  
   
Morrer com dignidade  
   
Uma mulher, vítima de uma doença incurável e fatal, que sofria dores insuportáveis, pediu ajuda activa para morrer. O seu pedido foi rejeitado.
A emoção da opinião pública foi considerável. O debate acerca da eutanásia foi relançado. Existe um direito de os doentes morrerem com dignidade? Pode permitir-se que a vida permaneça humana até ao seu termo?
Uma jornalista pediu-me uma entrevista sobre a recusa em ajudar esta mulher, que se dizia “comida” pelo sofrimento. Como muitos, sou sensível ao drama dessa mulher e da sua família.
 
   
mourir dans la dignité Sabemos que a morte faz parte da vida, visto que a termina. Se a vida deve ser defendida e protegida, o mesmo se aplica à morte que faz parte dela. Sabemos que ninguém pode viver e morrer em nosso lugar. Como podemos não desejar dispor de meios para amar a vida até ao fim e morrer com dignidade?
Mas, de facto, a responsabilidade pelo fim da vida continua a ser pouco assumida colectivamente. Há muito que fazer para lutar contra o sofrimento e o encarniçamento terapêutico, e para não morrer na solidão... é uma questão de humanidade, de compaixão e de solidariedade.
 
   
Há o respeito pela lei que proíbe matar. É um princípio fundamental. Mas a lei não pode tudo.
Há o respeito pelos doentes, que podem encontrar-se em situações excepcionais. Situações excepcionais que não estão abrangidas no quadro da lei.
Por uma questão de humanidade e compaixão, essas situações não convidam a transgredir a lei? A lei devia contemplar essas excepções.
 
   
haute en page  
   
Renald, nosso amigo  
   
Vivia num centro de acolhimento parisiense. Nos últimos meses, vinha ao Comité dos sem abrigo, uma associação de jovens imigrantes que eu apadrinho. Renald sentia-se bem-vindo: “Aqui, ninguém me faz perguntas.”
Amava a vida, o encontro, a partilha. Não suportava a injustiça e participava nos encontros altermundialistas.
 
   
depart Mas Renald consumia drogas e álcool. Hospitalizado de urgência, morreu rapidamente, aos 34 anos.
 
   
Foi um choque para todos nós, que lhe queríamos bem. A sua família não se mexeu. Havia anos que recusava qualquer contacto com ele. Os jovens imigrantes da associação disseram: “Agora somos nós a família de Renald. Trataremos de tudo. É preciso que ele tenha um belo funeral.”  
   
A cerimónia na igreja foi comovedora. “Por uma vez, não estou aborrecido”, disse um deles. O caixão de Renald, transportado pelos seus amigos, ao som do órgão, avança lentamente pelo meio da assembleia. Sobre o caixão está uma fotografia magnífica, rodeada de pequenas velas. Leio atentamente a mensagem das bem-aventuranças. No fim, todos se agrupam como um enxame em redor do féretro, para ouvir uma canção de Bob Marley: “Redemption Song”, a música preferida de Renald.
Redemption
 
   
Segue-se a partida para o cemitério de Paris, nos arredores da cidade, no talhão dos pobres. É duro ver o caixão baixar à terra. Uma amiga de Renald coloca sobre o ataúde uma pequena bolsa com diversos objectos para a grande viagem, incluindo uma garrafinha de Ricard... Atiramos flores. Os jovens pegam então nas pás para cobrir o caixão com terra.
Última oração. Último momento de silêncio antes de deixarmos o nosso amigo.
Regressamos à sede da associação, para partilharmos o pão e a amizade. A festa retoma os seus direitos, como Renald teria gostado.