Três perguntas
   
Por iniciativa da Arábia Saudita, a cimeira da Liga Árabe propôs o seu plano de paz, para tentar pôr fim à guerra da Palestina. Não se tratará de dar novamente falsas esperanças?  
   
ligue arabe Pode dizer-se que, no passado, tivémos tanta esperança! Hoje em dia, nesta região do Médio Oriente, todos pagam um enorme preço por esta guerra, que não tem fim.
 
   
Em Israel, a população compreende que é preciso negociar. Quanto aos palestinianos, querem, antes de mais, o fim da ocupação. Uma ocupação que dura há 40 anos! Com 10.000 presos palestinianos!
Ou bem que estes dois povos, israelitas e palestinianos, soçobram juntos, ou bem que aprender a viver juntos.
Este contributo da diplomacia árabe parece-me positivo. Esta cimeira, composta por 22 países árabes manifesta vontade de dar um passo em frente.
 
   
Há quatro anos, no Iraque, deu-se a destituição de Saddam Hussein. Os xiitas manifestaram-se em massa contra a ocupação americana. Que pensa deste aniversário ?  
   
A palavra que me vem espontaneamente aos lábios é atoleiro : um imenso atoleiro humano, militar, económico, moral. O Iraque é um país quebrado. Um desastre como esta guerra nunca deveria ter acontecido!
milliers de morts
 
   
Mas o Iraque possui as segundas maiores reservas mundiais de petróleo, a seguir à Arábia Saudita! Isso explica tudo.
Como podemos não pensar naquelas dezenas de milhares de mortos e feridos, naqueles dois milhões de iraquianos refugiados nos países vizinhos!
Tudo é preferível à guerra.
 
   
Como lhe pareceu a campanha política dos candidatos às eleições presidenciais?
 
   
élection en France Apreciei os debates. Não me pareceram aborrecidos.
Prestei atenção àquilo que não foi dito: em particular, a política externa da França.
 
   
Por exemplo, continuar-se-á a apoiar os ditadores africanos que enriquecem escandalosamente, em detrimento dos seus povos?
Que pretendem os candidatos fazer pelo Darfour, que se encontra ameaçado de genocídio?
Estamos demasiado centrados nos nossos problemas e nas nossas preocupações imediatas.