Actualidade

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 
Que pensa daquilo que teremos de designar por regresso da guerra do Líbano?
 
acte criminel É um empreendimento criminoso, um acto de desprezo para com a convenção de Genebra, uma violação do direito humanitário, um castigo colectivo aplicado ao povo libanês. Esta guerra colonial exige a mais firme das condenações.
Não me esqueço de Gaza, que está sujeita a bombardeamentos incessantes pelo exército israelita, nem esses comandos assassinos.
 
 
Se o objectivo dos israelitas é legítimo (garantir a segurança dos seus habitantes no norte do país), sê-lo-ão também os meios empregues?
 
Se se pretede a segurança, procura-se fazer a paz, não a guerra. Isso implica negociar com os palestinianos, os sírios, os libaneses.
 
réfugies Sabe-se há muito aquilo que é preciso negociar: a retirada do exército israelita dos territórios ocupados, a evacuação do Golan e dos terrenos agrícolas de Chebaa, o desmantelamento dos colonatos, a questão do direito ao regresso dos refugiados, a questão da água, a partilha de Jerusalém, a libertação dos prisioneiros. 
 
Há mais de 8000 prisioneiros palestinianos, entre os quais centenas de mulheres e crianças, e dezenas de libaneses, entre os quais o militante comunista Samir, preso há 25 anos.

Optar pela guerra, em vez de seguir a via da negociação política, acarreta o risco de se chegar a um impasse. Nunca se viu um exército vencer contra a guerrilha. 

destruction

 
Mais uma vez, a comunidade internacional mostra-se incapaz de encontrar uma solução para o conflito. Em sua opinião, qual é a razão dessa incapacidade?
 
réclame la condamnation O objectivo da Casa Branca é construir um "Grande Médio Oriente" e criar, com o governo israelita, condições para uma transformação regional. Quem se opõe? Vejo nisso a origem dessa incpacidade por parte da comunidade internacional. 

Entrevista recolhida por Olivier Galzi