Actualidade

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 
A morte de Zarkaoui (o líder da Al Qaeda no Iraque) constitui, em sua opinião, uma vitória da política antiterrorista americana?
 
Incontestavelmente. Constitui um êxito político para o governo americano. Zarkaoui era o inimigo nº 1. Mas não terá sido ele quem venceu? Esse guerreiro de Alá conseguiu a luta que desejava travar contra os americanos e os xiitas no Iraque.
Foi reconhecido por Bin Laden como líder das suas operações no Iraque e a sua cabeça foi posta a prémio por 25 milhões de dólares, pelos Estados Unidos. Que consagração!
A eliminação de Zarkaoui não pôs fim à violência. O seu sucessor, e os defensores do islamismo radical, prosseguem a luta. O seu breviário é o ódio contra o ocidente.

prison Guantanamo Seria necessário transmitir sinais capazes de neutralizr a propaganda anti-ocidental: fechar a prisão de Guantanamo e retirar as tropas americanas do Iraque. 
 
Que pensa da proposta americana de negociar directamente com o Irão na questão nuclear?
 
Teheran Foi uma agradável surpresa. O volte-face de Washington é prova de qe a negociação é possível, após 26 anos de ruptura das relações diplomáticas. Esta intervenção americana altera os dados. Não é uma política de complacência. O Irão não pode continuar a ser um país isolado. Tem todo o interesse em renovar o diálogo. A bem do seu comércio, necessita que as sanções americanas sejam levantadas. 

O diálogo e a negociação primam sobre a força e a ameaça. Dar uma oportunidade à paz não é do interesse dos povos? Ao vermos os jogos de futebol que têm lugar na Alemanha, por ocasião do Mundial, como é possível não compreendermos que os povos da terra foram feitos para se encontrarem e viverem sob o signo da comunicação e da partilha? 

chance pour la paix

 
Que pensamentos lhe inspira o domínio de uma mulher (Ségolène Royal) à esquerda, nas sondagens para as eleições presidenciais?
 
O termo "domínio" não me inspira. Exprime a violência exercida sobre os ouros, o poder que se faz pesar sobreeles. Não há hierarquia entre os seres humanos.
O facto de uma mulher se destacar tão claramente entre os candidatos de esquerda, que são os velhos experientes da política, não é coisa que me desagrade. Constitui uma alteração cultural que sacode hábitos e maneiras de ver as coisas.

Ségolène Royal Ségolène Royal ter-me-ia inspirado se se tivesse pronunciado com clareza contra a nova lei da imigração e denunciado a desumanidade das medidas que se referem aos filhos escolarizados de sem-papéis que se arriscam a ser expulsos. 

Entrevista recolhida por Olivier Galzi