Actualidade

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Três perguntas a... Jacques Gaillot
 
O movimento anti CPE (contrato para os jovens com menos de 26 anos, que prevê um período de dois anos de trabalho à experiência) parece ganhar amplitude nas universidades. Que pensa desse movimento?
 
Recentemente (Novembro de 2005), tivemos a conflagração dos subúrbios. Agora (Março de 2006), temos a greve dos universitários. Os jovens dos subúrbios, que estão no fundo da escala social e, frequentemente, se encontram também fora do sistema escolar, bradaram a sua revolta por não terem futuro e serem abandonados na berma da estrada.

étudiants Os jovens das universidades são atingidos em cheio por esse primeiro contrato, que os mantém na precariedade. A sua cólera exprime a sua ansiedade. Sentem-se sacrificados pelos responsáveis políticos. Quando estudantes, universitários e liceais, se manifestam por toda a França, encontramo-nos perante um sinal significativo: a sociedade não está a preparar o seu futuro e a sua entrada no mundo do trabalho. 
 
Ouvimos frequentemente vários manifestantes denunciarem "a ruptura" entre o país e os jovens. Que pensa disso?

A ruptura dá-se principalmente com os responsáveis políticos. A juventude universitária é o futuro da sociedade. Mais do que as outras gerações, pressente o futuro. Impor-lhe o que é bom para ela tem poucas possibilidades de êxito.

Há um muro de incompreensão entre os jovens e o poder. Não há comunicação, já há muito tempo. Quando o Presidente da República dialogou com os jovens, acerca do projecto da constituição europeia, era como se estivesse noutro planeta. Quando o Primeiro-Ministro se explicou na televisão, acerca do CPE, encontrava-se também ele num comprimento de onda completamente diferente do dos jovens. Esta ruptura é grave. 

jeunes et le pouvoir

 
Uma pergunta internacional: George Bush nunca esteve tão em baixo nas sondagens (com 36% da opinião pública a seu favor, segundo a última sondagem). Em sua opinião, como devemos compreender esta mudança da opinião pública americana?

opinion publique Uma das causas da mudança da opinião pública americana parece-me ser a situação no Iraque, que não pára de se degradar. A opinião pública foi enganada.
Hoje em dia, o Iraque encontra-se à beira de uma guerra civil. Os atentados terroristas são quotidianos. Continuam a ser mortos soldados americanos. O tratamento dos prisioneiros nas sinistras prisões iraquianas foi um escândalo.
Os Estados Unidos debatem-se numa guerra que nunca devia ter acontecido. George Bush não sabe como sair desse atoleiro.
 

Entrevista recolhida por Olivier Galzi