A Carta de Jacques Gaillot de Julho 1999

À volta de algumas imagens

Novo livro: Igreja virtual

 

Archivos




Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

À volta de algumas imagens

Um jornalista veio colocar-me três questões que respiram o ar dos tempos. Teria podido pô-las a cada uma e cada um de vocês, porque estas questões convidam-nos a revisitar o passado a fim de aclarar o futuro.

Neste fim de século, qual é o acontecimento marcante que gostaria de reter?

A queda do muro de Berlim. Ainda me vejo espantado com as imagens desconcertantes do telejornal. A queda do muro de Berlim é um acontecimento considerável que permitiu o desabar do comun- ismo, o fim da guerra fria, a abertura das fronteiras... O retumbar deste acontecimento ainda hoje se sente como as vagas provocadas por um sismo, não parando de quebrar contra a praia. Os historiadores dirão talvez um dia que o século XXI começou com a queda do muro sem esperar pelo nosso calendário. Porque baloiçamos num mundo novo, planetário, onde tudo muda e avança muito rapidamente.

Neste fim de século, que imagem retém?

A imagem daquele jovem chinês que teve a incrível audácia de desafiar os tanques na praça Tiennamen. Saiu da multidão para se imobilizar diante do primeiro tanque. Surpreendente face a face. Um homem pequeno sem armas fazia frente aos canhões! Mais extraordinário ainda, atreveu-se a subir pela lagarta para cima do tanque. E inclinou-se sobre a abertura para falar alguns segundos com o condutor. Momento inesquecível. O jovem herói tentava estabelecer a comunicação. Não sabemos o que disse, mas sabia certamente que no tanque havia um ser humano com um coração que batia, capaz de ouvir falar de paz. Não sabemos quem é este jovem chinês, nem o que veio a ser. Mas na grandeza do seu gesto, representa-nos a todos naquilo que há de melhor em nós.

Representa-nos com as nossas mãos vazias, os nossos sobressaltos de consciência perante a injustiça, as nossas lutas não violentas perante a opressão.

Que sonho tem para o próximo milénio?

O sonho da fraternidade humana. Viver juntos qualquer que seja o nosso país, a nossa etnia, a nossa crença, a cor da nossa pele. Que em Jerusalém, israelenses e palestinianos possam viver juntos em igualdade de direitos. Sonho que esta fraternidade humana se estenda a todos os seres vivos da natureza. Porque nós somos habitantes da terra. Pertencemos ao cosmos. Fraternidade humana e fraternidade cósmica estão ligadas. E você, que responde às questões do jornalistas?

Top


Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

 
Mgr. Jacques Gaillot
IGREJA VIRTUAL
Igreja do Ano 2000
Um bispo no reino da Internet

Quando em Janeiro de 1995 Jacques Gaillot foi brutalmente demitido das suas funções em Evreux, essa evicção toma a forma, um pouco surrealista, de uma nomeação à frente de uma diocese fictícia desde há séculos, Partenia, na Argélia. Desse modo, faz dele uma espécie de bispo virtual cujos potenciais paroquianos estavam disseminados por todo o planeta...

Um ano depois, decidindo tomar à letra a sua nomeação, cria um site Internet para se corresponder com interlocutores de todo o mundo. O sucesso foi imediato: de toda a França, do Canadá, da Austrália e de dezenas de países, milhares de internautas leigos e religiosos, cristãos ou não, apoiantes ou opositores, conversaram sobre os mais diversos assuntos.

Este livro dá conta deste extraordinário lugar de intercâmbio que é o site Partenia 2000, reflexo de uma Igreja de amanhã para a qual a divisão geográfica das dioceses, herdada da Idade Média, já não terá muito sentido. Jacques Gaillot apresenta, recolhidas por Philippe Huet e Elizabeth Coquart, mensagens que falam de exclusão, de racismo, de pena de morte e de muitas outras questões quentes. Sonho de uma Igreja a par com a evolução do mundo, evocação de revoltas e de esperanças de toda uma geração, esta compilação de testemunhos, que o bispo recebe com a fé que o habita, inaugura um género de "pastoral" totalmente inédito.


Top

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

Archivos:

Top