A Carta de Jacques Gaillot de Março 1999

O PACS: uma jogada social

Archivos

Novo livro: Igreja virtual



Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

O PACS: UMA JOGADA SOCIAL

 

O pacto civil de solidariedade continua a suscitar paixões e controvérsias por todo o lado. Este projecto, continuamente modificado, é na verdade uma autêntica jogada social. Consagra o pluralismo das formas de vida privada. A união entre duas pessoas já não se reduz apenas à instituição do matrimónio. A família já não se confunde com o casamento. Em França, cerca de cinco milhões de pessoas vivem em casais não casados, e 39% das crianças nascem fora do matrimónio.

Tendo em conta esta situação, o Pacs procura traduzir em termos de direito uma evolução dos costumes. Introduz na lei aquilo que é já vivido num grande número de casais.

Poderá reconhecer-se a união livre, seja ela heterosexual ou homosexual?
Deverá introduzir-se no direito os modos de vida dos casais que vivem sem protecção jurídica?

O Pacs não parte dos princípios. É pragmático. Parte de situações vividas por mulheres e homens para assegurar a igualdade dos direitos entre os casais. Não vemos nisso uma ameaça ao casamento. Não se visa substituí-lo ou concorrer com ele.

Tal como se apresenta, com suas limitações e carências, o Pacs afigura-se-me um texto de progresso e de liberdade. Cada um, cada uma deve poder entrar de pleno direito na casa comum e decidir sobre o modo de viver juntos.

Outras gerações levá-lo-ão mais longe. Sem demora, levará a um outro olhar sobre a sociedade e sobre a família. Como não ser favorável a isso?

Top



Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

 
Mgr. Jacques Gaillot
IGREJA VIRTUAL
Igreja do Ano 2000
Um bispo no reino da Internet

Quando em Janeiro de 1995 Jacques Gaillot foi brutalmente demitido das suas funções em Evreux, essa evicção toma a forma, um pouco surrealista, de uma nomeação à frente de uma diocese fictícia desde há séculos, Partenia, na Argélia. Desse modo, faz dele uma espécie de bispo virtual cujos potenciais paroquianos estavam disseminados por todo o planeta...

Um ano depois, decidindo tomar à letra a sua nomeação, cria um site Internet para se corresponder com interlocutores de todo o mundo. O sucesso foi imediato: de toda a França, do Canadá, da Austrália e de dezenas de países, milhares de internautas leigos e religiosos, cristãos ou não, apoiantes ou opositores, conversaram sobre os mais diversos assuntos.

Este livro dá conta deste extraordinário lugar de intercâmbio que é o site Partenia 2000, reflexo de uma Igreja de amanhã para a qual a divisão geográfica das dioceses, herdada da Idade Média, já não terá muito sentido. Jacques Gaillot apresenta, recolhidas por Philippe Huet e Elizabeth Coquart, mensagens que falam de exclusão, de racismo, de pena de morte e de muitas outras questões quentes. Sonho de uma Igreja a par com a evolução do mundo, evocação de revoltas e de esperanças de toda uma geração, esta compilação de testemunhos, que o bispo recebe com a fé que o habita, inaugura um género de "pastoral" totalmente inédito.


Top

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Link

E-mail

 

Archivos:

Top