A Carta de Jacques Gaillot 1 de Setembro de 2003

O Verão de todos o perigos
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

O Verão de todos os perigos
 
contre les flammes Acabamos de conhecer um verão excepcional : um calor tórrido na Europa, que fez milhares de mortos entre as pessoas de idade, incêndios que devastaram milhares de hectares de florestas, tempestades de uma rara violência, que destruíram casas e parques de campismo, uma seca sem precedentes, que arruinou as colheitas e fez vítimas entre animais e peixes. 
 
Os desregramentos do clima provocam uma cadeia de causas que se repercutem sobre a totalidade da natureza. Ao ver na televisão os bombeiros à beira do esgotamento, lutando corajosamente contra a violência das chamas, disse para comigo que somos bem frágeis perante as forças da natureza! O combate é tão desigual! O mesmo aconteceu nos hospitais, nas urgências, onde os doentes afluíam. Com pouco pessoal e poucos meios, os médicos faziam tudo o que podiam.
 
Não há dúvida que são necessários mais meios e mais pessoal e uma melhor coordenação dos serviços públicos para fazer face às emergências. Mas todos somos interpelados nesse sentido.
 
O aquecimento do planeta, o esgotamento dos recursos naturais, particularmente da água potável, a poluição dos solos, do ar e da água, o desaparecimento das florestas... mostram que o nosso pequeno planeta é frágil e está gravemente ameaçado. Todos estamos em estado de alerta. 
 
Mas estas catástrofes, que nos põem duramente à prova, têm um efeito salutar. Um pouco por todo o mundo, dá-se uma tomada de consciência no sentido da preservação do planeta. Os movimentos de protecção da natureza são numerosos.
 

défenser l'environnement 
 
Há uma nova sensibilidade a favor da defesa do ambiente planetário, que apela a uma mudança de atitude: renunciar a algumas vantagens do conforto da vida moderna, desenvolver uma agricultura biológica, promover uma solidariedade acrescida por parte dos países ricos para com os países pobres. Um dia, os políticos não poderão deixar de a ter em consideração. Na nossa qualidade de habitantes da Terra, somos responsáveis pelo futuro do planeta, responsáveis pelo futuro, pelas gerações que virão depois de nós.