A Carta de Jacques Gaillot 1 de Dezembro de 2002

Os Nómadas em França
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

jamais s'installer Os Nómadas em França 
 
Ouvi o grito de alarme que lançam os capelães dos católicos dos Nómadas, que tão solidários são com o que vivem essas famílias no seu dia a dia.Com coragem eles revoltam-se contra as leis repressivas que estão a ser preparadas contra o povo cigano.
 
gens du voyage Depois de terem sofrido tanto durante a guerra de 1940-1945, os Nómadas conhecem, de novo, uma discriminação injusta contra eles. Vivem no terror, pois sentem a sua existência ameaçada.
 
Qualquer que seja o local para onde forem estão a mais, são sempre indesejados.  Querem obrigá-los a integrar-se, enquanto eles têm essa bela vocação de não se fixarem em lugar algum. Passam sem nunca se instalarem. Instalarem-se, para eles, seria uma morte.
Em lugar de atacar os responsáveis que não quiseram criar uma "área de acolhimento" como a lei prevê, penalizam aqueles que são obrigados a acampar em terreno privado.

Neste difícil contexto, a comunidade católica dos Nómadas, que é pouco numerosa, sente como mais uma humilhação, o silêncio dos bispos.
Silêncio ainda mais intolerável devido à sua necessidade de apoio e reconhecimento.

enfant tsgiane Não podemos acreditar que a repressão que se abate sobre os Ciganos não nos diz respeito!
Quando a lei penaliza os cidadãos mais fracos duma sociedade, salvaguardemo-nos. Amanhã poderá ser a nossa vez.