A Carta de Jacques Gaillot 1 de Setembro de 2002

Não esquecer a Tchetchenia
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Não esquecer a Tchetchenia
 
peuple Tchétchéne  O povo tchetcheno continua o seu calvário. Há já quase três anos que suporta as exigências do exército russo na província separatista. 
 
Já na época de Staline este povo tinha conhecido a humilhação e a deportação. Hoje em dia, 80.000 soldados russos procurar quebrá-los e destruí-los, mas em vão. Todas as semanas há soldados russos que são mortos pelos combatentes separatistas tchetchenos. Há organizações humanitárias que têm denunciado torturas, violências, 'limpezas', violações, extorsões, numa palavra a barbárie praticada pelo exército russo.
 
Até agora a França tinha tomado uma posição corajosa pois denunciava a guerra que se faz na Tchetchenia. Mas presentemente o Presidente Chirac juntou-se às teses do Presidente Putin. Em nome do terrorismo. As operações militares são uma luta contra os terroristas tchetchenos. A partir de agora já não haverá mais crítica contra a guerra dirigida pela Rússia.
 
Este apoio envergonha-me. Como é que a França, o país dos direitos humanos, pode dar o seu apoio a esta guerra escandalosa ?   à Grozny
 
Como é que pode justificar as exigências do exército russo alegando a luta contra o terrorismo ?
 
Não esqueçamos o povo tchetcheno na sua heróica resistência.