A Carta de Jacques Gaillot 1 de Março de 2002

Porto Alegre: símbolo de esperança
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Porto Alegre : símbolo de esperança
 
Porto Alegre  O forum social mundial de Porto Alegre foi um acontecimento que abriu caminhos. Manifestou não só a vitalidade dos movimentos de resistência à mundialização liberal e a sua capacidade de denúncia da economia de mercado, mas também a necessidade de se organizarem e de desenvolverem uma alternativa possível. 

Estamos, hoje, bem conscientes de que uma economia de mercado sem regras nem limites produz estragos no plano humano. O capitalismo liberal é perverso. Deixa tão pouco lugar ao ser humano! A natureza, a vida os direitos do homem, a liberdade, o amor, a cultura, a saúde não podem ser mercadorias. Muitos não suportam já viver no mundo que se está a querer fabricar para eles. É intolerável que os novos senhores do mundo possam impor ao conjunto da população do planeta aquilo que decidiram.
 
Como se há-de aceitar que metade desta população ( três biliões de indivíduos) viva com menos de 2 dólares por dia! Apesar do aumento da riqueza, a pobreza nem por isso recua. As desigualdades cavam-se cada vez mais. A fractura da vergonha, verdadeira chaga no coração da humanidade, continua a crescer.
 
O forum de Porto Alegre reclamou a anulação da dívida do terceiro mundo, o imposto sobre as transacções financeiras, a interdição dos paraísos fiscais, assim como a transformação do FMI, do Banco Mundial e da OMC.
Fez sobretudo ouvir o apelo dos povos do Sul à justiça social.

Porto Alegre é um símbolo de esperança num mundo que volte a ter encanto, num mundo assente noutros valores diferentes do dinheiro e do capital. symbole d'espoir 
 
Manifestou a formidável aspiração que habita tantos homens e mulheres, sobretudo jovens, a "reapropriar-se do futuro" como se escreveu de um modo tão bonito.