A Carta de Jacques Gaillot 1 de Janeiro de 2001

A Carta do Natal de do Ano Novo
Encontrareis um meinino
  Archivos    
  História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot 



Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archo

Historia

Link

E-mail

 

A CARTA DO NATAL E DO ANO NOVO

 Dieu vient parmi nous
"Encontrareis um menino"
(Lc 2, 10) 

Nos nossos países da Europa, o Natal é uma festa que pertence a toda a gente. É uma festa de família e, em particular, das crianças. Uma festa onde se consegue recuperar os gestos da amizade e da partilha com o cuidado de não deixar ninguém entregue à sua solidão.
"Encontrareis um menino". O Deus longínquo que homens e mulheres procuraram às apalpadelas durante milénios, tornou-se próximo. Tornou-se visível neste recém-nascido deitado numa manjedoura de animais, em Belém. Deus não veio como um grande sacerdote, um chefe ou um sábio. Tomou o aspecto de uma criança. O Natal é um nascimento, o do Menino-Deus. Deus vem para o meio de nós, na nossa humanidade.
Os pastores de Belém não receberam provas. Não há provas para o Natal. Foi-lhes dado um sinal : "Encontrareis um menino". E não há outro sinal. Se Deus vem a nós na simplicidade e na fraqueza, sem nunca se impor, seremos capazes de descobrir a sua presença? Através dos sinais ténues mas reais da vida quotidiana e ordinária? Foi este rosto de criança que vieram ver os pastores. E regressaram cheios de alegria, cantando os louvores de Deus.
Envio-vos os meus melhores votos de Natal e de Ano Novo com esta oração do Antigo Testamento, retomada por S.Francisco.
"Que o Senhor te abençoe e te guarde,
Que o Senhor faça brilhar para ti o seu rosto, que ele se incline sobre ti.
Que o Senhor volte para ti o seu rosto, que ele te traga a paz".

(Números 6,22)