A Carta de Jacques Gaillot 1 de Dezembro de 2000

O combate de John Lennon pela paz
  Archivos    
  História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot 

 

Edição especial:
A Carta de Georges Vilmard: Sacerdote em Gaza,
Mensagem de Gaza, Um morre e o outro também  



Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archo

Historia

Link

E-mail

 

cliquez pour regarder le tableau 
 
O combate
de
John Lennon
pela paz

John Lennon 

Peinture d'un enfant en Amérique du Sud
"ENFANTS cONTRE LA GUERRE"
 

Enquanto a guerra se instala em Israel e nos Territórios ocupados, com mortos todos os dias, um serão musical e pacifista em memória de John Lennon reanima a esperança. Este cantor de renome internacional comprometeu-se na luta contra a guerra do Vietnam. Tomou a defesa das minorias negras. Com os Beatles, lança a sua a sua primeira arma de combate "Love me do" que obtém um sucesso imenso.
"Tínhamos dinheiro, celebridade, diz, mas faltava-nos a alegria. Foi então que encontrei Yoko...Demo-nos conta de que o nosso objectivo comum, na vida, era o amor. E do amor nasceu a paz. Então decidimos trabalhar pela paz em todo o planeta.
Grava o emblemático "Give Peace a Chance", em plena guerra do Vietnam, e recusa a condecoração que tinha recebido da Raínha como protesto contra a participação britânica na Nigéria-Biafra e na guerra do Vietnam.
John e Yoko tomam numerosas iniciativas para sensibilizar a opinião e acordar as consciências. O seu combate político encontra um grande eco na opinião.
Enviam bolotas aos chefes de Estado do mundo inteiro a fim de que eles as plantem em nome da paz. Vendem os seus cabelos em leilão para tentar impedir o enforcamento de um activista negro. Tomam declaradamente o partido dos Black Panthers.
Este combate pela paz não podia deixar de provocar incompreensões, dificuldades e até ameaças. O F.B.I. toma John Lennon como alvo dos seus ataques. É intimado a deixar os USA no prazo de 60 dias. A 8 de Dezembro de 1980, é assassinado diante da sua casa em frente do Central Park.
20 anos depois, avalia-se melhor a importância do seu combate contra a guerra do Vietnam. Não haverá, entre nós, quem grave um novo "Give Peace a Chance", no Médio Oriente, denunciando a injustiça cometida contra o povo palestiniano?