Catecismo electrónico, novembro 1997


Religiões

Archivos



 

Há seis meses, iniciámos este "catecismo electrónico". Apressentamo-vos os nossos textos como provisórios, com a intenção de convosco os aperfeiçoar de acordo com as vossas reacções.

Houve muitas pessoas que nos disseram ter gostado do nosso trabalho, mas poucas (muito poucas) enviaram os seus comentários.

Felizmente, houve duas páginas que provocaram reservas. Numa reuníão, a nossa equipa de trabalho analisou o vosso correio, aprofundou o projecto e trabalhou de novo estes dois textos. São os que vos enviamos hoje. Agradecemos que nos comuniquem as vossas críticas e sugestões que são fundamentais para que este "catecismo" passe a ser da responsabilidade de todos nós. Não hesitem em nos sugerir temas.

 

 


Jacques Gaillot



O responsável pela equipa do catecismo


Jean-Pierre Bagot

 

 

Religioes














Sem o procurar, nós encontramos hoje pessoas que não crêem da mesma maneira que nós, quer seja na escola, no trabalho, no bairro ou mesmo num casamento ou numa festa de família. Elas pertencem a uma outra religião diferente da nossa. As religiões não são em princípio realidades abstractas. Elas evocam rostos.

Ao contactarmos com crentes doutras religiões, nós fazemos a experiência do face a face: hoje ninguém pode dizer que a sua religião é a única. "Religiões" conjuga-se no plural.

Estes encontros são também uma experiência, mesmo que tenham o seu lado incipiente.

Constituem um apelo a conhecer melhor a religião à qual pertencemos. Manifestam que os outros têm qualquer coisa para me dizer. O outro passa a ser uma questão para mim. E eu torno-me uma questão para o outro. Interrogamo-nos reciprocamente. É um diálogo que se entrelaça entre religiões. A relação com a verdade modifica-se, assim como a nossa imagem de Deus.

É assim que o Deus dos Cristãos, Aquele a quem Jesus chama "O Pai" nos convida a reconhecer os valores que animam todas as pessoas, compreendendo aquelas que vivem noutras religiões.

Um cristão não pode sê-lo se não for ecuménico.

 

 

 

 

Escrevam para Parténia: jgaillot@partenia.org


 

 


Warning














We apologize for the E-mail sent to partenia.fr which has not been delivered due to a mishandling at the level of the provider.

The mail sent to partenia.org has been saved and will be answered as soon as the connection is re-established.

We thank you for your patience and hope the delay will be as short as possible.

Everything now is in order including the mail you will send to partenia.fr.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ecrivez à Partenia: jgaillot@partenia.org

 

 

 
















Archivos :