Catecismo electrónico: Dezembro de 2001

  A Bíblia, um livro aberto   
  Um caminho de vida (Luc 21,5-19) 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 

Grupos actualizam e rejuvenescem com alegria os textos evangélicos!


sur la route de la vie 
UM CAMINHO DE VIDA
Luc 21, 5-19 

Nos últimos domingos do ano litúrgico, as passagens evangélicas caracterizam-se por um aspecto de catástrofe muito desconcertante. É também o caso do primeiro domingo do Advento. O texto de Lucas poderia deprimir-nos. Felizmente há um jacto de um projector luminoso através da palavra do fim: " a vida ". É como um sinal de que a vida tem a última palavra por cima das noites mais sombrias e elas não faltam neste texto onde podemos ler um resumo da vida de Jesus de Nazaré e da nossa.

Uma vez mais, Jesus abre os olhos dos discípulos acerca das luzes enganadoras, da ambiguidade dos templos e dos donativos dos fiéis: " não ficará pedra sobre pedra, tudo será destruído ". 

détruisez ce temple... 

 
O encontro verdadeiro com o Senhor começa pela descoberta das evidências elementares: o nosso Deus não precisa de templo nem de oferendas; não está encerrado num lugar sagrado longe do mundo. Noutro lado, Jesus afirma: " Destruí este templo e eu reconstrui-lo-ei em três dias ". Claro, ele fala do seu corpo carnal; mas nós somos os membros do seu corpo e somos chamados a fazer a mesma experiência. Antes de morrer, temos templos a destruir ou a deixar.

Mudar a nossa concepção pagã do divino e abrir-nos à percepção de um Deus próximo cujo amor nos atinge onde quer que estejamos. Esta intuição espiritual não é o simples fruto das nossas cogitações, ela é revelação do Espírito, dom de Cristo Ressuscitado: "eu reconstruirei ". Aprendemos, então, que somos pedras vivas, cada uma no seu lugar na edificação de uma construção nova no meio dos humanos.

E a entrada nesta casa não nos arranca à condição de seres terrenos; não é um pára-raios contra as dificuldades da existência. Nesta passagem de Lucas, poderíamos imaginar-nos a ver o telejornal. Tudo lá aparece: os gurus iluminados, as guerras, os tremores de terra, as epidemias, os inquisidores e os talibans que exercem violência sobre os inocentes...

Para enfrentar tudo isso, dois avisos de Jesus: " Tende cuidado, não vos deixeis enganar e " não tenhais medo...não tendes que vos preocupar com a vossa defesa...Nem um só cabelo da vossa cabeça se perderá ". Em duas palavras: prudência e confiança. Este caminho de vida implica serenidade perante tudo o que desaba: é talvez o fim de um mundo mas não é o fim do mundo. Alguns fixam o olhar apenas no que desaparece ou é abalado. Mas pode também olhar-se para tudo o que se constrói hoje, o que se renova, o que se inventa.
 
Royaume  O Reino de Deus está continuamente a ser construído, Jesus confia-no-lo para que o façamos crescer. 
 
Deus confia em nós; mas nós será que confiamos nele? Onde está a nossa fé? " É pela vossa perseverança que obtereis a vida ".