Catecismo electrónico: Novembro de 2001

  A Bíblia, um livro aberto   
  Em direcção a Jerusalém através da Samaria 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 

Grupos actualizam e rejuvenescem com alegria os textos evangélicos!


Em direcção a Jerusalém através da Samaria

" Como se aproximava o tempo em que ia ser levado deste mundo, Jesus tomou corajosamente o caminho de Jerusalém.  Jérusalem

Enviou mensageiros adiante dele; estes puseram-se a caminho e entraram numa aldeia de samaritanos para preparar a sua chegada. Mas recusaram recebê-lo porque se dirigia para Jerusalém. Perante esta recusa, os discípulos Tiago e João intervieram : " Senhor, queres que mandemos vir fogo do céu para os destruir? " Mas Jesus voltou-se e censurou-os vivamente. E partiram em direcção a outra aldeia " Luc.9, 51-56

Desde as primeiras palavras, está dado o tom : Jesus vai ser " levado deste mundo " e este arranque será doloroso. É-lhe necessária toda a sua coragem para caminhar em direcção a Jerusalém. Atrás dele os discípulos tremem ; o Mestre não procura amenizar o percurso.

Mas Jesus não tem em vista somente os Doze ; ele questiona qualquer um " um homem, outro, outro ainda..." A cada um compete pôr-se a caminho para a Cidade onde o coração pode mudar. Entretanto é preciso prosseguir mesmo pelos caminhos desconcertantes como essa passagem obrigatória pela Samaria. E ali, quer os Apóstolos quer nós temos muito que aprender.

Num país de pessoas diferentes pela religião, pelos lugares de culto ou pela ausência de religião, as reacções de acolhimento ou de recusa passam depressa para primeiro plano. Tiago e João, os filhos do trovão, estão prestes a fulminar os hereges que dizem não ao Peregrino que passa.

Um judeu como os outros, pensam os samaritanos que têm também o seu culto, a sua maneira de ver e que são igualmente vítimas da sua intolerância ou da sua cegueira.  Intolérance, aveuglement

Como poderiam imaginar que o Desconhecido que se faz anunciar vai à cidade inimiga para rasgar o véu do Templo e abrir as portas à suas próprias expectativas?.

Então Jesus tem o cuidado de se voltar ; com palavras " vivas " faz compreender a todos que as cruzadas não estão no seu programa. " Quem não é contra vós, é por vós " disse, antes de partirem (Luc. 9, 50). Podemos avaliar bem como a fé no Deus de Jesus Cristo difere da imagem veiculada na opinião pública de uma fé intolerante, imperiosa, intransigente.

terrain privilégié...  Não, a intolerância não está intrinsecamente ligada à fé mesmo que ela encontre no terreno " religioso " o lugar privilegiado para se manifestar porque é muitas vezes aí que se enraízam os absolutos mais afirmados e em que Deus é tomado como garantia. 

A intolerância é, antes de tudo, uma estrutura mental que produz raciocínios simplistas : a verdade é única e incompatível com o erro ; pela graça ou pelo esforço, eu possuo-a, ela identifica-se com as minhas evidências ou com as minhas convicções e todos aqueles que não a aceitam devem ser obrigados a fazê-lo ou desaparecer! Que instituição, que filosofia, que partido não tem os seus integristas que mandam para o inferno os samaritanos de toda a espécie? Passar pela Samaria e resolver-se a " partir em direcção a outra aldeia " em vez de fulminar aquele que é diferente é entrar no país da não violência, prelúdio necessário para a descoberta da Jerusalém sem fronteiras, cidade da paz.
É sempre tempo de passar pela Samaria.