Catecismo electrónico: Outubro de 2001

  A Bíblia, um livro aberto   
  Uma leitura de "amai os vossos inimigos" 
  Uma leitura para o tenna da "superabundãncia" 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 

Grupos actualizam e rejuvenescem com alegria os textos evangélicos!


Um grupo de Gard comunica-nos a sua leitura
de Mt 5, 38-48 e Lc 6, 27-35

Uma leitura de
"amai os vossos inimigos" 
non-violence 

O que parece mais importante nestas passagens é que Jesus inventa a não violência activa. Existia, antes, uma não violência na Índia, a do Jainismo, mas era, salvo erro, uma espécie de mística poética.

Com Jesus, trata-se de alguma coisa de muito concreto : a atitude a adoptar quando se está no seio de um conflito.

Antes, não se conheciam - em geral - ( e ainda, infelizmente, hoje para alguns) senão duas atitudes possíveis face a um agressor ou opressor :
 - reagir pela violência ( retribuir os golpes e tentar bater com mais força) 
 - sujeitar-se e/ou fugir. 

Jesus aconselha enfrentar o outro e tentar um diálogo, quase uma provocação mas motivada pelo amor e pela esperança de atingir a consciência do outro mesmo sofrendo mais : é uma atitude de coragem. A noção de inimigo esvai-se, então, por si uma vez que cada um fica livre do seu medo e da sua própria agressividade com a tentativa de diálogo.

Todas as lutas não violentas dos tempos modernos não fizeram mais que retomar este método multiplicando os modos de proceder, frutos da imaginação : com Gandhi, Martin Luther King, os camponeses de Larzac, os checos em 1968...  MGandhi et MLKing 

Gandhi, estudante em Londres, sentiu uma alegria extraordinária ao descobrir os Evangelhos...

     
   

Uma leitura para o tema da " superabundãncia"

O tema da superabundância do amor lê-se em filigrana nestes dois textos. Se te tiram a túnica, dá também o manto; se te pedem para dar mil passos, dá a mais outros mil; se te batem, oferece-te para que te batam de novo (estende a outra face); se te roubam, não reclames; amai aqueles que não vos amam, amai os vossos inimigos.

écouter, parler...  O que quer dizer? Dar os seus bens, dar o seu tempo, escutar, falar, dar ainda mais, mesmo e sobretudo àqueles que vos roubam, que vos odeiam, que são vossos inimigos ou somente importunos. 

Chouraqui traduz, de resto, Mt 5, 47 por : Se saudais apenas os vossos irmãos, que fazeis de superabundante?"

Como Deus que dá em excesso graças, capacidades e carismas, como Deus que retribui ao cêntuplo o que foi dado aos outros, é-nos pedido que demos gratuitamente, sem esperar nada em troca, sem desesperar seja de quem for. Porque é na medida em que não exigirmos nada em troca da nossa superabundância que receberemos superabundância, por nossa vez. Demos o concreto amando e Deus fará com que nos seja retribuído esse concreto ainda com mais amor. Demos o que é material e Deus o transformará em espiritual.

Nos Miseráveis de Vítor Hugo, quando a polícia prende Jean Valjean, antigo condenado, como suspeito do roubo dos talheres de prata do bispo de Digne ( roubo que ele, de facto, cometeu), Mons. Myriel, em vez de acusar, desculpa Jean Valjean dizendo que lhe deu os famosos talheres e, além disso, dá-lhe dois castiçais também de prata: superabundância do perdão e da não condenação. O antigo condenado torna-se, com este dom, um homem livre, livre de proceder de modo a não tornar a ser um ladrão.