Catecismo electrónico: Agosto de 2001

  A Bíblia, um livro aberto  A primeira bemaventurança 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 

Grupos actualizam e rejuvenescem com alegria os textos evangélicos!


A primeira bemaventurança

arc en ciel  "Bemaventurados os pobres em espírito porque é deles o Reino dos Céus" (Mat.5, 3) 

Esta frase bem conhecida do Sermão da Montanha é a primeira das bemaventuranças assim chamadas porque são nove frases seguidas que começam por esta mesma palavra "Bemaventurados...Beati (em latim)".

No Gard, um grupo de reflexão e de partilha reune-se regularmente para debater, em liberdade, um texto do Evangelho. A partir do que parece ser um elogio da pobreza, questionou-se sobre o que devia entender-se por pobreza material.

A pobreza material parece relativa à sociedade em que se vive. O próprio Jesus, não sendo um rico personagem, não fazia parte dos mais pobres (filho de operário, próximo da classe dos pequenos burgueses fariseus). Pelo contrário, os seus discípulos pertenciam ao mundo dos pequenos, simples e desprovidos. Durante o seu ministério, Jesus fez-se como eles, pobre e nómada. No entanto, também aí, é preciso relativizar a pobreza : num país de clima quente, não era necessária muita roupa, num país que vivia da agricultura e da pastorícia e era fértil, o alimento faltava pouco (salvo em caso de seca), numa região em que a hospitalidade era habitual como em todo o Oriente e o Médio-Oriente, todo o viajante podia beneficiar de uma rede de solidariedade efectiva, (mesmo se os parentes próximos de Jesus nem sempre o reconheceram, ele foi acolhido em diversos lugares sem reticências e até com entusiasmo).

pauvreté en Afghanistan 

No entanto, a radicalidade do abandono dos bens materiais põe-nos numa situação desconfortável. Até onde devemos despojar-nos? A pobreza é um bem em si ou a privação é uma desgraça a evitar? Por ter vivido a pobreza material, uma pessoa do grupo dá testemunho de que a pobreza traz dificilmente alegria e serenidade quando é demasiado grande, em todo o caso na nossa sociedade actual ; depressa há rotura social (cf. os Sem Abrigo), solidão, sentimento de abandono, impressão de estar paralizado e de não poder nunca mais dar nada aos outros, socialmente, humanamente, psicologicamente. A carência total significa marginalização. "Bemaventurados os pobres" não pode significar isso.

Então como encontrar o justo meio entre : estar próximo dos pobres e não demasiado perto dos ricos? Onde devemos situar-nos? Talvez a solução esteja num estado de espírito que permitisse estar desprendido de toda a posse, de toda a propriedade a que se estivesse demasiado preso ; ter o suficiente para viver correctamente mas não tentar acumular riquezas pelo prazer de acumular ; todo o supérfluo distribuí-lo aos mais pobres que nós, partilhar, dar e portanto lutar contra a pobreza dos outros, fazer um bom uso do dinheiro...para os outros ; não entesourar mas utilizar os bens materiais como meios, sem mais, e não como ídolos. Também não idolatrar a pobreza a ponto de se comprazer nela mas, se sobrevierem dificuldades materiais, aceitá-las humildemente procurando vencê-las com coragem. Tal é, provavelmente, o sentido da pobreza "em espírito".