Catecismo electrónico: Março de 2001

  Uma nova etapa  A Bíblia, um livro aberto 
  Archivos   
  História de Partenia, Biografia de Bispo Jacques Gaillot 
 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

Uma nova etapa

Há já três anos que uma equipa se pôs ao trabalho para fazer um "catecismo diferente". Tratava-se de reflectir sobre questões que dizem respeito à nossa vida e que abrem para o problema do sentido.

A intenção, à partida, era fazer eco a Jesus nas nossas situações presentes. Não provocou ele um eco imenso naqueles e naquelas que se lhe afeiçoaram?

Reunimo-nos todos os meses submetendo o nosso trabalho à apreciação dos outros. Resultava daí uma melhoria e um enriquecimento graças à troca de impressões e ao confronto. Pouco a pouco, encontrámos o nosso ritmo de trabalho e podemos garantir, hoje, que esta experiência nos marcou muito.

Muitos de entre vós disseram-nos ter beneficiado com os textos do catecismo e terem-se servido deles. Tínhamos esperado que este trabalho seria interactivo; mas isso sucedeu raramente.

Hoje, desejamos ultrapassar uma etapa propondo-vos uma leitura actualizada dos textos bíblicos. Verificamos com alegria que há pequenas comunidades que actualizam e rejuvenescem de um modo feliz os textos evangélicos!

Trazei-nos, também vós, a vossa leitura dos Evangelhos, leitura alimentada com a vossa experiência e a vossa fé.

Jacques Gaillot

Partenia

Cartas

Diario de Bordo

Catecisme

Retrospectiva

Archivo

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

    A Bíblia,
    um livro aberto 
la bible 

O chamamento dos primeiros discípulos (Mt 4, 18-22)
Enquanto caminhava ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão e André, que lançavam as redes ao mar porque eram pescadores. Disse-lhes: "Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens."
Ao estudar este texto, umas crianças do catecismo primeiro pensaram que se tratava de uma mudança de ofício. Habituados à mobilidade do emprego, viram logo o alcance destas palavras: Eram pescadores. Ele disse-lhes: "Vinde comigo e eu farei de vós pescadores de homens." Perante a diligência dos discípulos, parece que se trata de uma situação melhor do que aquela que tinham antes: melhor salário? maior interesse? abertura dos seus horizontes limitados? contactos mais variados? trabalho menos penoso? o novo patrão simpático? Não se sabe responder mas a continuação do texto deixa pressentir alguma coisa fora do comum.

ils le suivirent  Imediatamente, deixando ali as redes, seguiram-no. 

As crianças não tomaram à letra esta formulação radical. Não acreditaram na instantaneidade de uma tal rotura. É verdade que as formulações radicais de certas passagens do evangelho podem levar à rejeição ou ao desinteresse do caminho impossível assim proposto.
Ora a sua experiência, ainda que pequena, impedes de fazer destes homens cabeças de vento ou irresponsáveis. Antes de embarcar numa outra aventura, eles tiveram de resolver um certo número de coisas vitais: o sustento da sua família (Pedro era casado e tinha provavelmente filhos), o seu estatuto profissional (Tiago e João trabalhavam em família e tinham assalariados), a salvaguarda do material: barcos, redes...(Em vários episódios, vê-se Jesus subir para uma barca e, depois da morte de Jesus, os discípulos retomaram a sua antiga profissão).
Contudo, voltando ao texto, que significa, então, o emprego repetido da palavra "Imediatamente", perguntavam as crianças. Sempre em referência a uma mudança de ofício, elas sabem que não se eliminam todos os riscos mesmo depois de tomar todas as precauções, senão para si, pelo menos para aqueles que de si dependem. Há a parte de desconhecido que se aceita mesmo após a reflexão. E há ainda o atractivo da novidade, a esperança de uma melhoria, de algo mais.
Aqui, é preciso evocar a personalidade de Jesus. O primeiro contacto que têm com ele os discípulos vai confirmar-se no desenrolar da história. Ele manifesta um profundo atractivo. O olhar deste homem, o seu modo de confiar, de fazer crescer, de pôr alguém de pé devem ter sido determinantes na decisão dos primeiros discípulos. Alguma coisa lhes tocou o coração: uma afeição que nasce e uma confiança que se entrega permitiram-lhes vencer os últimos obstáculos e ousar o salto no desconhecido.