A Bíblia, como livro aberto: 
de Outubro 2006

la bible 

  A mulher, a água, a vida
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

A mulher, a água, a vida
 
mère de Moïse Três mulheres: a mãe de Moisés, que não o afoga, como ordenava o Faraó, mas o esconde e confia ao rio. 
 
Miriam, a irmã de Moisés, que se posta nas margens, ao longe, para ver o que acontecia ao irmão. Por fim, a filha do faraó, que estava a tomar banho, viu a criança e se compadeceu, salvando-o e dando-lhe o nome de "Moisés", que significa "Salvo das águas".

Quando os hebreus fugiram do Egipto de águas amargas, e quando os egípcios são engolidos pelas águas, Miriam sai, com todas as mulheres, a tocar tamboril: "Cantai ao Senhor que se cobriu de glória" (Ex 15, 20-21).

Miriam é uma profetisa, porque resiste ao desânimo geral e vai na direcção da vida. Contestarária, não poupará o irmão: "Deus falou-nos", diz ela, "tal como a ti!" (Nb 12,2). Atacada de lepra, devido a essa ousadia, "tornada branca como a neve" (Nb 12,10), sequestrada durante sete dias, "o povo não partiu sem que ela tivesse retomado o seu lugar".

Todos os grandes acontecimentos da vda de Miriam estão associados à água. Uma tradição conta que um poço, o "poço de Miriam", acompanhou o povo durante a sua travessia do deserto. Qando Miriam morreu, o poço desapareceu. Ela parece levar consigo o sinal que a acompanhara ao longo de toda a sua vida. 

Myriam, soeur de Moïse


No momento da morte da irmã, Moisés parece tomar consciência daquilo que a vida de Miriam representava para todo o povo. Se a água jorrava com abundância e os dessedentava, era porque, durante o seu retiro de sete dias, ela vira renovada a sua relação com Deus. Deus estava presente entre o seu povo, como nascente.

prophétesse É, sem dúvida, por todas estas razões que os primeiros cristãos viram nela uma figura de Maria, mãe de Jesus, o novo Moisés.