A Bíblia, como livro aberto: 
de Fevereiro 2006

la bible 

  "Quem sou eu?"
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

"Quem sou eu?"
 
Mt 16, 13-21 : Para vós, quem sou eu? Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." -"És feliz Simão..." Depois, Jesus ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.
 
Jésus et les disciples Jesus a caminho, e provavelmente em busca da sua própria identidade, interroga os discípulos: "Para vós, quem sou eu?" Este "para vós" dirige-se ao grupo dos discípulos, mas tem a acuidade de um "para ti", para cada um, pessoalmente, quem quer que seja. 

Imediatamente antes, os discípulos tinham relatado a opinião das gentes: "para uns, o Filho do homem é João Baptista, para outros, Elias ou um dos profetas". Respostas fáceis, que não comprometem. Quando Jesus diz, "Para vós", só Simão toma a palavra. Os outros terão medo de se pronunciar? Não estariam seguros do que seria judicioso afirmar? Com base no Evangelho, não se pode dizer que Simão tenha respondido em nome do grupo e que todos pensavam como ele. Ele declara, simplesmente e com convicção, aquilo que lhe parece evidente naquele momento da sua caminhada com o Mestre: "Tu és o Cristo (ou o Messias), o Filho do Deus vivo."

Para Pedro, a expressão "filho do Deus vivo" designa um homem particularmente amado por Deus e próximo dele. Pedro partilha a opinião do seu povo quanto ao Messias: um salvador, um libertador que arrancará Israel ao jugo dos romanos. Em contacto com Jesus, Pedro vê, sem dúvida, naquele homem um ser cheio de humanidade, que ergue os cegos e os coxos, um profeta que liberta as consciências do peso da Lei...

E Jesus felicita Pedro por aquelas poucas palavras, tão mais verdadeiras e justas do que o que as gentes diziam a seu respeito: "És feliz, Simão!". 

Jésus et Pierre

 
Mesmo imperfeita, ou parcial, a entrada no mistério da pessoa do Cristo é fonte de alegria. Não é reservada a uma elite, ou a especialistas em conhecimentos religiosos; é acessível a um pescador da Galileia, símbolo de todo aquele que segue os passos do Mestre, com o desejo sincero de o conhecer.
Jesus esclarece: não descobriste isso sozinho, "foi o meu Pai quem to revelou". Faz compreender que aquela verdade a seu respeito ainda está incompleta. De facto, "a partir desse dia começou a fazer ver aos discípulos que tinha de sofrer muito, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar…" (Mt 16, 21). E Pedro vá de dizer: "Não! Deus te livre de tal!"

Compreende-se então que Jesus tenha "ordenado severamente aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias". Aos olhos deles e, mais ainda, aos das multidões, tudo aquilo devia parecer tão inconcebível e inaceitável!
 
le Messie Depois da paixão e da ressurreição de Jesus virá o tempo em que os discípulos, iluminados e fortificados pelo Espírito, se tornarão testemunhas de uma verdade que dolorosamente os marcara e surpreendera. 

Qualquer que seja o seu progresso no caminho da fé, a verdadeira testemunha do Cristo não faz alarde das suas convicções sem discernimento. Como o apóstolo Paulo, tem consciência de que "o nosso conhecimento é parcial" (1Co, 13,12). O próprio Pedro convida à doçura e ao respeito, quando somos interrogados sobre a esperança que em nós vive (1 Pe 3, 15-16).
 
Isso não nos impede de arriscar uma palavra convicta, que traduza aquilo que vivemos: eis aquilo que creio poder dizer hoje; isto faz-me feliz, mas não tenho a pretensão de dar uma resposta plenamente satisfatória… O caminho que percorrerei consigo talvez me ajude a ver mais claro. 

bout de chemin