A Bíblia, como livro aberto: 
de Janeiro 2006

la bible 

  Sois todos irmãos
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

"Sois todos irmãos..."
(Mt 23, 1-12 - Evangelho do 31º domingo)

rêve de l'égalité Muitos homens e mulheres, ao longo dos séculos, viveram o sonho da igualdade entre os seres humanos. Deram mesmo a sua vida na esperança de se instaurar essa igualdade: desde o escravo romano Spartacus até ao pastor Martin Luther King. Jesus teve esse sonho convidando-nos a modificar completamente os nossos comportamentos. 

"Não deixeis que vos chamem Rabbi, , pois um só é o vosso Mestre e todos vós sois irmãos. A ninguém na terra chameis Pai, pois um só é o vosso Pai, o celeste. Nem pemitais que vos chamem Guias, pois um só é o vosso guia, Cristo. Antes, o maior dentre vós será aquele que vos serve".

Verificamos que entre os seres humanos continua a exercer-se o poder da dominação. Dominação dos homens sobre as mulheres, dos pais sobre os filhos, dos brancos sobre os negros, dos colonizadores sobre os colonizados, dos ricos sobre os pobres, dos patrões sobre os empregados, dos franceses sobre os estrangeiros, dos clérigos sobre os leigos... é longa a lista da dominação de uns e da submissão dos outros. 

pouvoir


Ora, não há hierarquia entre os seres humanos. As relações de dominação de uns sobre os outros não são uma fatalidade. Esta crença de uma hierarquia entre os seres humanos que estaria inscrita na história e veiculada por culturas e religiões, mantém a desigualdade e desmente a palavra de Cristo: "Sois todos irmãos".
Quer se habite em periferias mal afamadas, ou se esteja preso, somos e continuamos a ser seres humanos.
Desde a mais tenra idade somos formados por uma cultura da competição, do sucesso a qualquer preço. Trata-se de ganhar eliminando os outros. A vida é concebida como uma luta contra os outros, uma luta compreendida como fonte de progresso. Há aqueles que vencem e os que fracassam. Nestas condições, como ser irmão?

serviteur Jesus contrapõe-se a esta crença. A sua maneira de viver abre um caminho novo. O homem de Nazaré renunciou ao poder da dominação e recusou qualquer superioridade e privilégio. Tornou-se servo: "O maior entre vós será o vosso servo"