A Bíblia, como livro aberto: 
de Outubro 2005

la bible 

  Manter a lâmpada acesa
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Manter a lâmpada acesa
(Mateus 25, 1-13)

Jesus dizia esta parábola: "O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Ora, cinco delas eram néscias e cinco sensatas."
 
lampes allumée As néscias não tinham levado azeite. Só as sensatas, que mantiveram as suas lâmpadas acesas, entraram na sala das núpcias. 

É surpreendente que aquelas jovens tenham mostrado tão pouco interesse no acontecimento que se preparava. Não havia ninguém que lhes dissesse: "Atenção! É possível que o esposo se demore. A noite pode ser longa. Façam uma reserva de azeite, para que não vos falte."
São deixadas à sua livre iniciativa, à sua responsabilidade. Não têm instruções para cumprir. Ninguém lhes diz nada. É a elas, e só a elas, que cabe ver o que há a fazer.

Assim acontece com o Reino que aí vem. Jesus deixa-nos a nossa liberdade. Abre um caminho, que não é uma passadeira de peões. Cabe a cada um e a cada uma encontrar o seu caminho, tomando iniciativas, procurando a sua maneira de corresponder, sem saber o que virá. Cabe-nos conduzir a nossa própria vida. Somos responsáveis. O Evangelho não dá instruções. É para ser vivido. As modalidades concretas são para inventar, no dia-a-dia. 

trouver le chemin


Que pode significar " manter a lâmpada acesa ", se não ter sempre amor no coração, para dar aos outros? "Quem ama o seu irmão caminha na luz", diz S. João.
Aquele que ama é uma sentinela da alvorada. Aprende a conservar-se acordado durante a noite.