A Bíblia, como livro aberto: 
de Agosto 2005

la bible 

  Cura de um paralítico
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

Cura de um paralítico: Marcos 2, 1-12

Quatro homens transportam um paralítico numa padiola, resolvidos a levá-lo até junto de Jesus. Não é, certamente, a primeira vez que fazem qualquer coisa pelo seu amigo doente. Mas sem êxito. Desta vez, estão convencidos de que o jovem profeta de Nazaré poderá intervir em seu favor.
O problema é chegar junto dele. Há a barreira da multidão, que impede o acesso à casa, e, sobretudo, a barreira daqueles que monopolizam Jesus dentro de casa. Mas não seja por isso! Nada fará recuar aqueles quatro homens. A padiola passará pelo tecto e o paralítico, transportado por irmãos, encontrar-se-á diante de Jesus.

porté par la foi "Vendo a fé deles": Perante uma tal determinação e uma tal confiança, Jesus reconhece a fé deles. Não a fé do paralítico, sobre a qual nada se diz, mas o acto de fé daqueles homens, que se mobilizaram a favor do amigo. 

O paralítico é transportado pela fé deles, antes de ser transportado por eles sobre a padiola.
Não diz nada. Não pede nada. Deixa-se levar.
A primeira palavra que Jesus dirige ao paralítico traduz um acolhimento maravilhoso: "Meu filho". É uma palavra que cura.
Jesus não lhe faz perguntas, não tenta saber o que se passou na sua vida. Reconcilia-o consigo próprio: "Os teus pecados são perdoados".
Aquele homem vai, por fim, poder viver a sua vida. Não terá de continuar a deixar-se levar. Pode tomar a sua vida, e não apenas a padiola, nas próprias mãos!
Conhecemos essa paralisia, que nos impede de viver a nossa vida. Preferimos deixar-nos levar pelos outros, em vez de termos aborrecimentos. É a recusa das dificuldades e, por fim, a recusa de nós mesmos.

Não é mais cómodo viver por procuração, longe dos conflitos?
Procurar a segurança, mais do que a aventura? Vivendo em submissão, evitamos correr riscos. A nossa vida transforma-se num longo rio tranquilo. Não há mais lugar a dúvidas, lutas e revoltas.
 

en vivant soumis


Não será esse o pecado do qual Jesus quer salvar-nos?
Porque o paralítico se sente amado como um filho, pode finalmente enfrentar-se a si mesmo e tomar o controlo da sua vida. Não voltará a deixar-se levar.