A Bíblia, como livro aberto: 
de Junho 2005

la bible 

  As bodas de Caná
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail

 

As bodas de Caná

Jesus é convidado para um casamento e dispõe-se a divertir-se. Não imaginamos João Baptista, o asceta, homem do deserto, a aceitar este género de convite. Mas o homem de Nazaré não receia misturar-se com as pessoas e assistir a uma festa. Faz isso naturalmente, sem esforço. Fica satisfeito por participar na alegria das bodas.
O ambiente devia ser verdadeiramente excepcional, para os convidados terem bebido todo o vinho previsto para a festa! Alguma vez foi a um casamento onde o vinho faltasse? Normalmente, encomenda-se mais do que o necessário. Mais vale não cair no rídiculo, ao constatar que acabou.

Les noces de Cana Mas em Caná, os convivas esvaziaram tudo! E a festa ainda não terminou! Se o vinho faltar, a alegria não faltará também?
É nesta situação de carência que a mãe de Jesus intervém. Dá-se conta do que se passa. E não pensa: "os convidados já beberam o bastante" ou "não é problema meu".
 

Maria sente a necessidade de dar a conhecer a falta ao seu filho: "Não têm mais vinho." Manifesta a sua atenção benevolente para com os convidados. Não se trata de um pedido.
A resposta de Jesus dá a entender que a intervenção da mãe desencadeia nele um sentimento de inquietação, talvez mesmo de angústia: " Mulher, que me queres? A minha hora ainda não chegou."
Jesus sente-se provocado. As palavras da sua mãe ressoam profundamente nele. Fica perturbado. Resiste. Será agora, no decurso daquelas bodas, que deve dar início à sua vida pública? Inaugurar o seu ministério profético?
Acontece-nos, na vida de todos os dias, sentirmo-nos provocados de forma totalmente inesperada por uma frase que nos toca profundamente. Trata-se de nós e é agora que é preciso tomar uma decisão. Resistimos, receando as alterações que isso trará à nossa vida.

nouvelle naissance Maria compreende que a hora do seu filho chegou. Não fica inquieta. É agora, no decurso daquela festa de casamento, que se deverá dar um novo nascimento. Ela dá Jesus à luz pela segunda vez, iniciando-o nos primeiros passos da sua vida pública. 
 
E durante umas bodas! E por causa de uma carência!
Jesus reconhece o sinal que lhe é dirigido.
Maria contenta-se em dizer aos servidores :
"Façam tudo o que ele vos disser."

Jesus transforma a água em vinho. Inaugura as núpcias do Reino. Uma nova vida começa para ele. 

change l'eau en vin


" Manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. "