A Bíblia, como livro aberto: 
de Natal 2004

la bible 

  O sonho de Natal 
 

Partenia



Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Link

E-mail 

O sonho de Natal 

Se o Natal é uma das festas mais universais que existem, é porque faz sonhar pequenos e grandes, crentes e descrentes. Nas nossas regiões, as iluminações de Natal não são senão o sonho da luz, no coração do inverno sombrio.
 
sapin de Noël Os pinheiros enfeitados fazem sonhar com flores e frutos, no momento em que a vegetação parece morta. É o sonho do calor no tempo de domínio das geadas: antes de se transformar em bolo, o tronco que ardia na lareira mantinha o calor. É o símbolo de uma temperatura agradável, mas também de um ambiente caloroso, feito de felicidade e alegria partilhadas. 
 
Sabe-se que a solidão e a miséria são mais duras de suportar neste dia. Por toda a parte se fazem esforços para não deixar ninguém fora da alegria geral. 

solitude

 
É o tempo da convivialidade : as refeições em família e entre amigos multiplicam-se; as ementas tradicionais são feitas de manjares finos e rebuscados. É também um sonho de paz: não se combate durante a trégua de Natal, embora esta seja trivialmente conhecida por trégua dos pasteleiros.
 
lunières Este sonho de Natal, estes símbolos e estas aspirações, não são propriedade dos cristãos; vivem em toda a pessoa humana. Antes de ser Natal, era a festa do solstício de inverno. 
 
O Natal cristão acrescenta a esta festa o nascimento de uma criança. Quem nunca sonhou diante de um recém-nascido ? Que será ele? Quem fará ele? Para aquela vida nova em folha, tudo parece ser possível. O mundo pertence-lhe. Os seus pais, os seus próximos, estão simultaneamente preocupados com a sua fragilidade e respeitosos perante o seu futuro, que os ultrapassa.
 
O sonho de Natal, para os cristãos, assume uma coloração mais profunda e maravilhosa. É o sonho de um Deus que vem viver entre nós. Não um simples enviado, mas o próprio Deus, que não hesita em começar o seu itinerário terrestre como qualquer um de nós, na pessoa de uma criança pequenina. Precisa de conhecer tudo desta humanidade, para a fazer renascer à sua imagem. Deus faz-se homem para fazer do homem um deus.
 

naissance de Jésus 
 
É então, na fé, que essa criança pequena pode tornar-se, para toda a pessoa de boa vontade, na luz que ilumina o mundo de uma forma nova, dando um sentido profundo e sagrado à existência humana. É também promessa de uma abundância que ultrapassa as nossas expectativas, capaz de mitigar toda a sede e saciar toda a fome. O amor do qual é sinal transforma-se numa nova forma de viver na paz e na confiança mútua. É o sonho da fé cristã, pelo qual muitos deram a vida, a fim de testemunhar que não se trata apenas de um sonho.