A Bíblia, como livro aberto: 
Outubro de 2004

la bible 

  Fazei isto em memória de mim 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

"Fazei isto em memória de mim"
Lc 22, 19

dernier repas Estas palavras de Jesus, na noite da Ceia, são repetidas em todas as missas, depois da consagração. Recorda-se Jesus, que deu a vida pela multidão. Recorda-se também o seu gesto da lavagem dos pés, que é indissociável da última ceia. 
 
E como não recordar igualmente o seu mandamento, um mandamento novo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"?
Recordamos Jesus que se entrega por nós, que se faz servo de todos e que ama até ao fim. Não podemos separar a ceia da Eucaristia, do mandamento do amor mútuo e do serviço do outro, manifestado na lavagem dos pés. Estas três realidades estão ligadas.
 
Echaristie Assim, recordar abre-nos ao futuro e compromete-nos. Temos a responsabilidade de levar à prática aquilo que Jesus fez na Ceia.
Ao celebrarmos a Ceia, os sinais do Reino já estão presentes. De onde o aspecto profético da Eucaristia.
 
 
Nas nossas sociedades marcadas pela injustiça, pelas desigualdades, pela corrupção, a celebração da Eucaristia recorda-nos que os pobres são os primeiros convidados para o festim do Reino. Deviam ter o seu lugar. Mas não se transforma tantas vezes a Eucaristia num local de exclusão?
Como podemos receber o pão da vida e manter-nos distantes daqueles que têm fome, que são estrangeiros, doentes, prisioneiros... É a partilha que nos torna irmãos.
 
Nas nossas sociedades, marcadas pelas violências, o terrorismo, o racismo, a celebração da Eucaristia recorda-nos que a reconciliação é possível, que a paz é possível. Pois que Jesus matou o ódio, como diz o Apóstolo Paulo, somos chamados a viver juntos, na igualdade de direitos.
 
Nas nossas sociedades marcadas pela perda das ideologias e dos pontos de referência, por um certo desencantamento do mundo, pela procura laboriosa de um sentido, a celebração da Eucaristia recorda-nos a esperança do mundo.
"Confiança, diz-nos Jesus, eu venci o mundo". O amor nunca se perde.

Os nossos combates pela justiça e a paz não são vãos. A Eucaristia, semente lançada à terra, é um fermento de humanidade que transfigura desde já as nossas vidas. Um outro mundo é possível. 

pour la justice et la paix