A Bíblia, como livro aberto: 
Novembro de 2003

la bible 

  As aves, mensageiras do céu 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

As aves, mensageiras do céu 

 


O grão de mostarda é tão pequeno que se desfaz em pó quando se esfrega na palma da mão. No entanto, é esse grão de mostarda que Jesus escolhe como parábola para evocar o reino dos céus.
 
devient un arbre Quando esta semente, quase imperceptível, germina, a planta cresce e transforma-se numa grande árvore. De tal forma, que "as aves do céu vêm fazer o ninho nos seus ramos", como conta Mateus (13, 31), bem como Lucas, que também relata esta parábola.  
 
 
Essas aves, que voam no céu, povoam o horizonte, vêm pousar nos ramos, debicar e transportar os grãos, trazem ligeireza e fôlego; convidam ao voo. Evocam o reino de Deus. 

messagers du ciel

 
Jesus compara em seguida o reino dos céus ao fermento que uma mulher acrescenta à farinha, para fazer levedar a massa. Fermento esse que se assimila completamente à farinha, a ponto de se confundir com ela e desaparecer, permitindo que a massa tome forma e adquira todo o seu sabor.
Ao contrário do homem, cuja acção tem frequentemente mais impacto exterior, pois é ele quem semeia e colhe, o trabalho da mulher é habitualmente menos visível, mais interior: a levedura que ela mistura na farinha não deixa qualquer traço distintivo.
 
règne de Dieu Este reino de Deus será algo a receber, ou seremos chamados a construí-lo? Construí-lo muito modestamente, nos pormenores da vida quotidiana, como se enterrássemos a semente de mostarda ou misturássemos o fermento em três medidas de farinha. É a nós, seres humanos, que cabe construir um mundo onde as aves, mensageiras do céu, possam pousar, onde os fermentos divinos possam fazer levedar a massa e dar-lhe toda a sua amplitude.  
 
Um mundo onde a omnipotência do amor possa reinar à medida de Deus. Será esse o sentido da oração do Pai Nosso: "Venha a nós o vosso reino"!
 
Jesus maravilha-se com a fé do centurião ou da cananeia. Se tivésseis fé como um grão de mostarda, nada vos seria impossível, diz-se em Mateus 17, 20. 

les grains

 
high tech Vivemos numa época em que muitos pensam que é apenas pelas nossas forças, graças ao génio humano, que o universo deve conquistar a pouco e pouco a sua verdadeira amplitude. Quanto aos crentes, detectam no coração do nosso mundo um fermento divino, uma presença amante que abre uma esperança, sem nada retirar à nossa liberdade inteira e responsável.  
 
É indispensável que estas duas abordagens do mistério da condição humana existam e colaborem, na mesma preocupação de tornar o nosso mundo mais viável, mais humano.  plus viable, plus humain