A Bíblia, como livro aberto: 
Junho de 2003

la bible 

  O Espírito sopra onde quer 
 

Partenia

Cartas

Diario de Bordo



Retrospectiva

Historia

Edição especial

Link

E-mail

 

O Espírito sopra onde quer

Já há dois anos que a secção "A Bíblia como livro aberto" propõe leituras de textos bíblicos. Essas leituras provêm geralmente de grupos ou pessoas da base e são escolhidas pela sua capacidade de aprofundamento dos textos e pela abertura de sentido que contêm.
 
É convição da equipa que trabalha nesta "Bíblia como livro aberto" que é o Espírito que nos faz compreender o ensinamento de Jesus e que dá sentido aos actos que ele realizou. "Quando vier o Espírito da Verdade, ele guiar-vos-á para a verdade total" (Jo 16, 13).
 
L'Esprit habite toute personne O Espírito habita todas as pessoas. Ninguém possui um monopólio sobre ele. É graças à diversidade de compreensões que se pode caminhar para a verdade. O evangelho não acabou de revelar todo o seu sentido. Ainda é necessário libertar o seu sopro do espartilho das interpretações já feitas. 
 
Há muito de inédito e de imprevisto no evangelho. Temos de deixá-lo jorrar. Não se pode substituir esse sopro por prescrições ou normas. "Pois que o evangelho diz isto, temos de proceder assim." Embora seja mais cómoda para a instituição, uma tal utilização dos evangelhos contraria o seu poder de interpelação. É mais arriscado do que permanecermos passivos e submissos, o sopro do evangelho leva-nos onde não pensávamos ir. Que faz Jesus perante as pessoas que encontra? Não fornece normas concretas. Em vez disso, alarga-lhes os horizontes, dá-lhes confiança e abre-lhes a liberdade de acção: "Vai."
 
Nesta época em que celebramos o Pentecostes, será que se crê suficientemente que o Espírito fala a cada um e cada uma de nós, tornando-nos capazes de nos fazermos compreender pelos outros? "Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem" (Act 2, 4). A união com o outro começa quando somos capazes de falar na sua língua. Não haveria uma língua materna comum à humanidade? 

fête de la Pentecôte

 
É quando alcançamos o outro, em toda a sua profundidade, e nos deixamos tocar por ele, que comunicamos plenamente. Entramos no mesmo comprimento de onda, a da interrogação fundamental: Que é o Homem? Que é Deus? Qual é o sentido da existência? Só todos juntos, com todas as nossas diferenças, é que podemos aprofundar estas questões existenciais.
 
O apóstolo Pedro foi o primeiro a ser surpreendido ao aperceber-se de que ele e os seus não possuíam o monopólio do Espírito e que este se encontrava também entre aqueles que ele considerava pagãos (Act 10, 11). Quando precisou de se justificar perante os seus próximos por ter baptizado esses pagãos sem mais formalidades, explicou: "Se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós (...), quem era eu para opor-me a Deus?" (Act 11, 17).
 
voire l'audace A garantia de que o Espírito se distribui por todos e cada um de nós dá-nos confiança e abre-nos as portas da responsabilidade, até mesmo da audácia. 
 
Isso não nos impedirá de nos enganarmos, mas não é assim tão grave, na medida em que continuarmos receptivos ao Espírito presente em nós e nos outros. É fortalecidos por esta convicção que abrimos a Bíblia a todos e todas, para que juntos possamos beneficiar da sua luz.